Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2001 - 04h13

Seis vereadores já praticam nepotismo na capital

Publicidade

CHICO DE GOIS, da Folha de S.Paulo

Três dias úteis depois da posse dos novos vereadores, que representaram a renovação de 50,9% da legislatura anterior, a Câmara Municipal volta a repetir uma prática antiga, o nepotismo (nomeação de parentes). Pelo menos seis vereadores já estão empregando parentes, amigos e seus familiares. Dos seis, cinco estão no primeiro mandato.

Toninho Paiva (PFL), que se reelegeu, empregou o filho Humberto de Paiva Monteiro. O vereador disse que Humberto já trabalhava em seu gabinete desde seu primeiro mandato, em 1993, mas estava afastado.

O tucano Marcos Zerbini nomeou as duas enteadas para trabalhar na Câmara. Adriana Ramos Barion será chefe da Subsecretaria Parlamentar e Amanda Ramos Barion, sua assessora de imprensa. Zerbini foi procurado por telefone em seu gabinete e em sua casa, mas não foi localizado pela Folha.

Antonio Carlos Rodrigues (PL) escolheu seu sobrinho, Luiz Antonio Monteiro Rodrigues, para o cargo de subsecretário parlamentar. Ex-secretário de Serviços Públicos em Guarulhos, Antonio Carlos disse que Luiz Antonio foi seu assessor na prefeitura e é uma pessoa "qualificada para a função". "Não posso punir uma pessoa porque ela tem um parentesco comigo", afirmou o vereador.

A vereadora Havanir Tavares de Almeida Nimtz (Prona) nomeou a filha Maysa de Almeida Nimtz para o cargo de chefe da Subsecretaria Parlamentar. Havanir afirmou que Maysa já trabalhava com ela em seu consultório como secretária e é "uma pessoa preparada". Maysa cursa o primeiro ano de psicologia. "Se eu voltar para meu consultório, ela volta comigo", disse a vereadora.

Antonio Paes da Cruz (sem partido), o Baratão, escolheu um cabo eleitoral e sua irmã para trabalharem em seu gabinete. Gemilson da Silva Santos, segundo Baratão, é funcionário da Câmara há 16 anos e apoiou o então candidato. A irmã de Gemilson, Maria Genilsa, também trabalhou na campanha de Baratão. "Os dois estiveram comigo desde o início."

Ele, porém, não vê problemas em nomear parentes, embora afirme que não trará ninguém de sua família para trabalhar em seu gabinete.

O médico Carlos Alberto Júnior (PSDB) também não nomeou familiares, mas trouxe um amigo e sua mulher para seu gabinete. Demerval Gomes de Campos e Elizabeth Yukiro Hira de Campos terão o cargo de secretário parlamentar. "Eles são qualificados tecnicamente."

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página