Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2001 - 09h23

Férias na areia em SP trazem surfe, mergulho e vela

Publicidade

GUSTAVO CHACRA
da Folha de S.Paulo, no litoral norte

Surfar, mergulhar e velejar. É possível praticar todos esses esportes no litoral norte paulista.

Mas, antes de começar, é preciso saber que a qualidade das ondas, dos ventos e as paisagens no fundo do mar variam ao longo desse trecho da rodovia Rio-Santos.

Quem pretende mergulhar, por exemplo, deve ir a Ilhabela, onde estão os melhores pontos de mergulho da região e existe uma boa infra-estrutura para a prática dessa modalidade.

Se o turista estiver em outro lugar do litoral e mesmo assim pretende conhecer as profundezas do mar, há ainda outras opções.

Em Ubatuba, o melhor ponto é a ilha Anchieta. Para chegar lá, basta ir ao Saco da Ribeira, bem próximo ao centro da cidade, vizinho à badalada praia do Lázaro.

No local, é possível alugar todo o equipamento por cerca de R$ 80. Para ir até a ilha Anchieta, os barcos cobram, em média, R$ 20.

Os responsáveis pelo passeio indicam que a manhã é o melhor período para sair de barco.

São Sebastião possui poucas opções de mergulho. Mas, para os turistas que estiverem instalados no centro ou nas praias próximas, é fácil chegar rapidamente a Ilhabela para mergulhar.

Alternativas

Para quem estiver no trecho que se inicia na cidade de Bertioga e vai até Maresias as alternativas são bem mais escassas.

A melhor delas é alugar um barco na Barra do Una e ir para a ilha das Couves, a cerca de 5 km de distância.

Mais distantes estão as ilhas do Montão de Trigo (15 km) e a de Alcatrazes (30 km), consideradas boas para o esporte.

Porém, quem não tiver equipamento não conseguirá mergulhar, já que não há serviço de aluguel disponível na região.

Bom para o surfe

À exceção das praias de São Sebastião que ficam em frente a Ilhabela e das praias da ilha que ficam voltadas para o continente, todo o litoral norte é bom para a prática do surfe.

Três locais, no entanto, se destacam em relação aos demais pelo tamanho e pela qualidade das ondas: Maresias e Camburi, em São Sebastião, e Itamambuca, em Ubatuba.

A fama de "points" para surfe das três praias acaba, no entanto, provocando um "crowd" (excesso de surfistas) nas águas, especialmente em Camburi, bem menor do que as outras duas.

Além disso, há outro problema nessas praias: surfistas locais podem ser hostis com os forasteiros que viajam para essas praias nos fins-de-semana.

Os turistas que ficam em outras praias da região _e não são tão fanáticos por surfe_ devem pegar onda perto de casa mesmo, onde poderão se desenvolver melhor, sem se preocupar com a possibilidade de serem "atropelados" por outro surfista.

É importante frisar que cada praia possui um ponto específico onde as ondas quebram de uma maneira melhor para o surfe.

Tanto em Juqueí como na Baleia, por exemplo, o canto direito da praia (para quem olha para o mar) é o lugar ideal para surfar.

Capital da vela

Como o próprio apelido diz, Ilhabela é o melhor lugar do litoral paulista para quem gosta de velejar.

É na ilha em que ocorrem as principais competições desse esporte no litoral. Entre os praticantes da vela na ilha, está o campeão olímpico Robert Sheidt.

Os iniciantes devem procurar infra-estrutura para alugar os barcos nas praias da Armação e do Pequeá. Nesses locais também há escolas para quem estiver interessado em aprender o esporte.

Em pouco tempo, o aluno já estará em condições de competir. O empresário Marcelo Ferreti, de 35 anos, aprendeu a velejar há seis meses e já está indo para a sua quarta regata.

"O bom de Ilhabela é que dá para velejar em qualquer lugar", diz.

O Saco da Ribeira, mesmo local de onde saem as excursões de mergulho de Ubatuba, também é um lugar ideal na cidade para aprender a velejar e alugar veleiros.

Quem estiver em São Sebastião e quiser velejar _assim como mergulhar_ tem como melhor opção pegar a balsa e ir a Ilhabela.

Clique aqui para ver o site de verão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página