Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2001 - 17h56

Marta chama arquiteto e vai ganhar nova decoração no gabinete

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), convocou um arquiteto e vai ganhar uma nova decoração em seu gabinete e na sala de reuniões no Palácio das Indústrias, no centro da cidade.

Também já está em estudo a construção de uma creche e de um refeitório para os funcionários, possivelmente no subsolo da prefeitura, além de readequação do espaço para abrigar a equipe de Marta..

"Eu estou só realocando as pessoas, deixando o gabinete e a sala de reunião mais compatíveis com o jeito de ser da prefeita", afirmou o arquiteto Isai Weinfeld, 48, também cineasta, cenógrafo e diretor de arte.

Formado na universidade Mackenzie, em São Paulo, Weinfeld afirmou que fará o trabalho de graça para a prefeita. Ele disse ter sido chamado a colaborar por meio da embaxatriz do Brasil nos EUA, Maria Inês Barbosa.

Weinfeld fez um "tour" de cerca de 15 minutos no subsolo do palácio acompanhado da prefeita e de jornalistas. Antes, havia passado pelo gabinete e pela sala de reuniões da prefeitura.


Supérfluo

O arquiteto, que diz não ser filiado a partidos políticos, afirmou não saber quanto custará o serviço completo por ainda estar estudando o que será feito. Sua intenção é dar uma cara mais leve e moderna principalmente ao gabinete da prefeita, modificando móveis.

"Eu pessoalmente acho que o mobiliário lá dentro é todo masculino, todo preto, muito pesado. Pessoalmente acho que é de altíssima qualidade, pois são feitos pelos maiores designers internacionais, mas acho que temos designers brasileiros a altura deles e gostaria de dar uma cara um pouco mais brasileira", afirmou Weinfeld.

O arquiteto diz que tentará achar móveis de arquitetos que atuaram em São Paulo e que já morreram, como o suíço radicado no Brasil Jacob Ruchti e o brasileiros Joaquim Tenreiro, para colocar no gabinete. Ambos atuaram nas décadas de 50 e 60.

O arquiteto disse que não considera o trabalho supérfluo. "Estou à disposição para colaborar com outro tipo de atividade. Não acho que é desimportante este trabalho", afirmou.

Weinfeld disse que tentará conseguir doações do novo mobiliário.

Apesar da fachada do palácio estar danificada, não haverá modificações externas, disse o arquiteto. "É uma coisa de arquitetura de interiores e decoração."

Refeitório e creche

Na sede da prefeitura trabalham 700 pessoas. Quatrocentas delas poderão ser usuárias do refeitório. Na região do palácio, há poucos restaurantes.

"Muitos trazem marmita e acabam tendo que comer em cima da mesa", disse Marta.

A creche, segundo a prefeita, atenderia a 60 filhos de funcionários.

A prefeita disse que a pintura interna do palácio e outras ações de manutenção poderão ser feitos com dinheiro da prefeitura. Ela negou que vá modificar a pintura do Salão Azul, que está bastante danificada. "O azul é parte tombada."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página