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14/01/2001 - 09h58

Cartilha orienta marketing de petistas

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da Folha de S.Paulo

''Fale direto com o povo, visite rádios e jornais. Converse principalmente com as mulheres. Em política, não se marca data. Você nunca poderá demitir seu irmão, sua irmã ou seus filhos. Jamais os contrate!''

As sugestões alinhadas acima integram uma cartilha criada pelo prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Palocci Filho (PT), para ser seguida por seus colegas de partido eleitos no ano passado.

Nas duas primeiras semanas de governo, os prefeitos petistas do interior paulista, como São Carlos, Araraquara, Campinas e Jacareí, além de Ribeirão, seguiram as orientações e visitaram bairros, postos de saúde, creches e criaram factóides (iniciativas para chamar a atenção da mídia).

''Se você se afastar demais do povo, pode nunca mais conseguir reatar com ele. Olhe os problemas com os seus próprios olhos, ouça as pessoas com o seu próprio ouvido. Toque os problemas com suas próprias mãos'', diz um trecho do documento de Palocci.

Mesmo com a coincidência entre os atos dos prefeitos e a cartilha, alguns afirmam que não a seguem, e outros, desconhecê-la. A cartilha de Palocci foi apresentada em novembro, durante a conferência nacional dos prefeitos do partido, em Brasília.

O presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, afirmou que o partido confia nos prefeitos que são bons de mídia. Mas admitiu que "determinados gestos políticos" de seus correligionários podem prejudicar o partido nas eleições presidenciais de 2002.
''Toda imagem na mídia tem consequência, positiva ou negativa. Esse é um risco que temos de correr e vamos ver o resultado daqui a dois anos'', afirmou ele.

Para o presidente nacional do PT, José Dirceu, o partido não está criando factóides ou sendo populista. ''Nós temos um comportamento diferente dos prefeitos da direita. Populismo é criar factóides, prometer coisas impossíveis de realizar ou explorar a miséria.''

Maratona de factóides

Todos os prefeitos são unânimes em negar que apostam no marketing. ''Seria (factóides) se eu tivesse indo aos lugares e anunciado coisas. Estou visitando com uma pessoa da Secretaria de Infra-Estrutura que anota tudo o que precisa ser feito'', afirmou Palocci, o autor da cartilha.

Apesar do discurso, em duas semanas, Palocci anunciou projetos sociais, reformas de unidades de saúde, abertura de farmácias públicas 24 horas e a reconstrução de terminais de ônibus.

Nesse período, ele visitou nada menos que 18 postos de saúde, sempre anunciando antes aos funcionários a visita e conversando com os moradores do bairro. Em Jacareí, logo no dia 1º de janeiro, após a posse, Marco Aurélio de Souza visitou o primeiro bebê nascido em 2001, que foi eleito por ele como o símbolo da ''Vida Nova Jacareí'', fazendo uma alusão à coligação que o elegeu. O prefeito também anunciou, na ocasião, que o primeiro bebê receberia R$ 100 por mês, durante um ano, como prêmio.

O prefeito de São Carlos, Newton Lima, foi às 5h do dia 2 de janeiro, logo após a posse, abrir postos de saúde para cumprir uma promessa de campanha e plantou uma árvore para lançar um programa de arborização.

Já Edinho Silva, em Araraquara, tão logo conseguiu a aprovação de uma reforma administrativa na Câmara, colocou todos os secretários em um ônibus e foi mostrar a eles os problemas dos bairros. Além disso, passou a atender a população em seu gabinete todas as segundas e quartas.

Marta Suplicy, em São Paulo, prometeu almoçar com sem-teto nos primeiros dias de seu governo. Esqueceu de avisar que era com alguns representantes. Na ocasião, surgiram cerca de 800 miseráveis querendo dividir um prato de comida com a prefeita. Sua administração promete agora instalar banheiros nos viadutos para os moradores de rua.

O marketing petista, no entanto, é uma arma para os opositores. ''Acho que é muita conversa e pouca ação'', afirma o vereador de Araraquara Carlos Manço (PPB). ''Não vi propostas objetivas para consertar o que precisa'', dispara Azuaite Martins de França (PPS), vereador de São Carlos.

Antonio da Costa Santos, o Toninho de Campinas, nega conheça a cartilha. Nos primeiros dias de governo, empinou pipa com uma criança, levou a mídia para a visita a um hospital, ajudou os invasores de uma área pública a desmontar os barracos e fez questão de assinar cheques diante das câmeras de jornais e TV.

''Todas as minhas atitudes não são propositais, eu já as fazia antes. Só que agora a mídia dá destaque porque sou prefeito'', disse Toninho. ''Sou completamente contra o uso de factóides.''

Um dos únicos a assumir que conhece a cartilha, o prefeito de São Bento do Sapucaí, Geraldo Souza Dias, disse à Folha que utilizou um dos ''mandamentos'' de Palocci em seu discurso de posse.

''Adorei a parte em que ele (Palocci) diz: 'Ame a sua cidade e o seu povo. Trate com carinho cada rua, cada escola e cada creche, porque o poder não vale um centavo se, com ele, você não conseguir fazer uma criança da sua cidade sorrir'. Terminei assim meu discurso'', disse o prefeito.
 

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