Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2001 - 13h31

Jovens protestam na operação "Belezura" da Prefeitura de SP

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A operação "Belezura" da Prefeitura de São Paulo foi marcada hoje por um protesto de jovens da zona sul da cidade, cobrando a atenção da administração para os problemas da periferia.

O mutirão começou hoje pelo Pacaembu, bairro nobre da zona sudoeste, com a presença da prefeita Marta Suplicy (PT). A prefeitura reuniu voluntários e funcionários municipais para pintar o muro do estádio municipal, podar árvores, capinar matos e limpar ruas do bairro.

"É um equívoco começar a limpeza numa área que menos precisa. Queremos que a 'belezura' vá para a periferia em todos os sentidos, principalmente para varrer a violência", disse Luiz Carlos dos Santos, 44, coordenador do Movimento Tome uma Atitude Zona Sul pela Não-Violência.

Cerca de cem jovens, de 12 a 25 anos, saíram de Capela do Socorro (zona sul) em dois ônibus às 8h para chegar à praça Charles Miller (Pacaembu) à 9h30. Eles estavam uniformizados com camisetas manchadas de tinta vermelha, como se fosse sangue. Carregando armas de brinquedo e cruzes de madeira, os jovens permaneceram estendidos no chão.

"Estou no 19º dia (de administração), faço o projeto no Pacaembu que é um marco da cidade, e a turma já quer que eu faça a operação na região deles. Calma, vai tudo com calma", disse Marta.

A prefeita admitiu que não será possível fazer operações como essa em todos os sábados ou domingos, como a administração havia anunciado antes. "A nossa idéia era limpar alguma coisa toda a semana. Nós poderíamos começar (as operações), mas, se não houver continuidade, ficaria um factóide idiota."

Pela manhã o número de voluntários não foi suficiente para acabar com o estoque de camisetas brancas distribuídas gratuitamente para as pessoas que se dispusessem a colaborar. Das mil camisetas disponíveis, apenas 600 haviam sido distribuídas para funcionários municipais e voluntários até as 11h. A operação seria estendida até as 17h.

O secretário de planejamento urbano, Jorge Wilheim, disse que a prefeitura destacaria um funcionário para manter a limpeza das paredes externas do estádio a partir de hoje.

Leia também
  • Voluntários da operação "Belezura" são simpatizantes do PT

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página