Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2001 - 19h29

Raio mata três irmãos dentro de casa no Ceará

Publicidade

da Agência Folha, em Fortaleza

Um raio matou três irmãos hoje à tarde no município de Camocim (a 362 km de Fortaleza). Eles estavam assistindo televisão dentro de casa quando foram atingidos.

Os irmãos Francisco das Chagas dos Santos, 21, José Ribamar Souza do Espírito Santo, 11, e Raimundo Souza do Espírito Santo, 8, chegaram a ser levados para o hospital da cidade, mas chegaram mortos.

O pai deles, Manuel do Espírito Santo, e a mãe, Maria Onete Souza, estavam dentro da cozinha e sentiram o abalo.

Manuel chegou a ficar cinco minutos desmaiado por causa do choque provocado pela proximidade do raio.

Chovia pouco no município quando o raio atingiu os três irmãos, por volta de meio dia. Camocim, cidade litorânea localizada próxima à divisa do Ceará com o Piauí, é alvo frequente de raios.

Para evitar acidentes como o que aconteceu hoje, o município mantém três pára-raios, um deles localizado a 500 metros da casa onde estavam os irmãos.

Segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), hoje à tarde muitas nuvens que facilitam a formação de raios estavam presentes no céu da região de Camocim.

A antena da televisão da casa atingida serviu como uma espécie de pára-raio. Por esse motivo, os três irmãos, que estavam mais próximos ao aparelho, foram atingidos, e os seus pais não.

O raio seguiu pelo caminho mais fácil, por meio do fio que liga a antena à televisão. A descarga elétrica provocada pelo raio causou a morte dos irmãos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página