Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2001 - 16h37

Mais duas regionais têm casos de corrupção, diz secretário de Marta

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O secretário de Implementação das Subprefeituras do município de São Paulo, Arlindo Chinaglia, disse que outras 2 das 28 administrações regionais da cidade têm denúncias de corrupção.

Ele não quis revelar quais são as regionais para não atrapalhar as investigações.

Segundo o secretário, o primeiro caso de corrupção registrado na administração de Marta Suplicy (PT) ___ ocorrido na Administração Regional de Santo Amaro, zona sul _ não deverá ser o último.

Entre sexta-feira e ontem a regional de Santo Amaro afastou seis funcionários, cujos nomes não foram revelados, suspeitos de cobrar propina para liberar alvarás de imóveis e de desviar gasolina dos carros do órgão.

Segundo o administrador regional de Santo Amaro, Nerilton Antônio do Amaral, desde o início da nova administração foram registradas pelo menos 50 denúncias de corrupção. "É só a ponta do iceberg."

Questionado se o caso da regional de Santo Amaro seria o primeiro e último, Chinaglia respondeu: "acredito que não."

Segundo o secretário, no entanto, a corrupção foi herdada da administração anterior. "A máquina municipal foi para as páginas policiais no ano passado", disse após almoço na Câmara Americana de Comércio, em Santo Amaro.

"Isso (o caso em Santo Amaro) prova que o que foi feito até agora tanto pelo MP (Ministério Público), tanto pela polícia, tanto pelo poder judiciário e pela CPi (Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou em 1999 irregularidades na prefeitura) foi bom, mas não foi suficiente para eliminar a corrupção. O que nós fazemos é bom, mas também não é suficiente."

Chinaglia afirmou ainda que a prefeitura enfrenta dificuldades estruturais para combater o problema. Ele afirmou que faltam 250 agentes vistores (fiscais) e pediu que a população ajude a combater irregularidades.

"A fiscalização maior é da população. É uma mudança de cultura."

O secretário afirmou que a informatização das regionais quando houver dinheiro e parcerias com o Ministério Público poderão ajudar a combater a corrupção.

Chinaglia disse que está tentando realizar flagrantes a partir das denúncias recebidas.

Na regional de Santo Amaro, foi aberto inquérito administrativo e o secretário estuda até uma auditoria financeira para verificar as irregularidades.

As denúncias no órgão foram feitas pela população e funcionários da regional.

Segundo o administrador regional, há provas das irregularidades em Santo Amaro. No caso do desvio de combustível, os lacres dos tanques de três caminhões foram retirados após o abastecimento dos veículos.

Alguns carros registravam o uso de até 1 litro de combustível por quilômetro rodado, o que também foi considerado um grave indício de irregularidade.

Entre as denúncias recebidas, está o funcionamento de serviços fora da área de zoneamento, apreensão de faixas irregulares em que não houve cobrança de multas e cobrança de propina de ambulantes.

A prefeita, neste momento, está reunida com servidores municipais na sede da prefeitura. Ela deve receber ainda o deputado federal Aécio NEves (PSDB) e o comandante da Polícia Militar, Rui César Melo.

E-mail: painel do webleitor

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página