Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2001 - 14h20

Relatório de ufólogos registra 37 aparições de Ovnis em Piracicaba

Publicidade

MÁRIO TONOCCHI
da Folha Online, em Campinas

Um levantamento feito pelo grupo Ufo-Gênesis, de Piracicaba (170 km de São Paulo), concluído esta semana, informa que 37 Ovnis (Objetos Voadores Não Identificados) foram vistos e registrados de abril a dezembro de 2000, apenas na região.

Este é o primeiro relatório oficial do grupo que completa cinco anos em fevereiro e que traz um levantamento completo sobre aparições nas cidades próximas a Piracicaba.

O relatório começou a ser feito em abril desse ano. "Por isso os primeiros meses do ano não entraram na pesquisa", diz o presidente do grupo, o astrólogo Francisco Henrique Conejo Cervello, 40, conhecido no meio ufológico como "professor Michel".

Apesar dos 37 registros de Ovnis, o grupo acredita que apenas 10% dos casos, quatro relatos, devem tratar-se mesmo de naves extraterrestres que visitaram a Terra nesse período.

A maioria dos relatos deve ser considerada fraude ou confusão com fenômenos naturais depois das análises e investigações.

O levantamento mostra ainda que a maior parte dos relatos refere-se a bolas luminosas com até cinco metros de diâmetro fazendo manobras "estranhas" no céu.

Algumas vezes essas esferas de luz seguiram veículos, como ocorreu na rodovia Piracicaba-Limeira e na rodovia Anhanguera, em Americana (133 km de São Paulo).

Houve pelo menos um caso, registrado em Rio das Pedras, onde uma pequena bola luminosa teria saído de uma lagoa, seguindo rapidamente para o cosmo.

"Os relatos de Ovnis vieram de cidades diferentes ao longo do ano. Cordeirópolis, Piracicaba, Limeira, Iracemápolis, Rio Claro e São Pedro são algumas localidades citadas", diz o professor Michel.

"Acreditamos que outros 11 avistamentos deixaram de ser informados porque a maioria das pessoas não sabe a quem recorrer quando vê um suposto disco voador", afirma.

Aparições

De acordo com o presidente do grupo, a região de Piracicaba foi uma das poucas cidades do Brasil que teve manifestações frequentes de Ovnis em 2000, em média um caso por semana. Na maioria dos relatos os objetos estavam longe das testemunhas.

O relatório afirma ainda que em 2000 o grupo de Piracicaba não recebeu de nenhuma abdução, termo que os ufólogos utilizam para supostos sequestros de humanos praticados por ETs.

Em alguns casos, segue o relatório, os supostos discos voadores teriam provocado interferências em eletrodomésticos ou automóveis, fazendo-os parar de funcionar.

Dois dos relatos falam que objetos voadores se dividiram em dois ou mais aparelhos menores. Como ocorre com outros países, em quase todos os casos não se ouviu ruídos dos Ovnis.

Na região, as notícias de Ovnis predominaram nos finais de semana. "Talvez porque mais pessoas tiveram tempo livre para olhar para o céu", disse.

Em 2000, as cores de Ovnis que predominaram nos avistamentos da região de Piracicaba foram o de cores vermelha ou laranja, conclui o relatório.

"Alguns desses objetos simplesmente sumiram no ar, na frente das pessoas. Talvez tenham se transportado para outra dimensão ou aumentaram a velocidade a um ponto que o olho humano não poderia acompanhar", diz o presidente.

Estrutura

O grupo Ufo-Gênesis conta hoje com 40 membros ativos e já chegou a ter 500 participantes. A entidade, que ainda não tem sede própria, conta também com "sucursais" em outras cidade da região.

Segundo o professor Michel ainda em fevereiro o grupo deve inaugurar duas novas frentes de atuação: uma sucursal na capital de São Paulo e a inauguração de um observatório em Piracicaba.

O observatório, construído por membros do grupo vai contar com um telescópio com capacidade de aumento de 700 vezes. "No observatório também vamos ter uma sala de aula para cursos", diz o Professor.

Segundo Cervello a intenção do grupo é expandir suas atividades para outros estados brasileiros com a criação de novos centros de estudos em todo país.

Leia mais
  • "Charuto" assusta moradores da "Rota Caipira dos Ovnis"

  • Adolescente de Limeira filmou o "charuto" no ano passado

  • Grupo criou Ufo-Detector para localizar Ovnis

  • Campinas prepara congresso internacional sobre ufologia

  • Piracicaba registra falso ataque de Chupacabra


  • Enquete
  • Você já viu um OVNI?


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página