Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2001 - 19h38

Prefeitura de SP estuda criar sistema de concessão no transporte

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

A secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo estuda criar um sistema de concessões no transporte por ônibus da cidade.

O secretário dos Transportes, Carlos Zarattini afirmou, após despacho com a prefeita Marta Suplicy (PT) no fim desta tarde, que realizará uma licitação no segundo semestre deste ano para contratar novas empresas de ônibus.

"Vamos procurar premiar a eficiência. Estamos pensando num sistema de concessão, onde as empresas vão ter determinadas obrigações. Então é uma outra concepção completamente diferente do que é hoje."

Segundo Zarattini, a concessão ocorrerá por prazo determinado. As empresas terão obrigação de investimentos e determinado padrão de qualidade a seguir.

O secretário não detalhou como as empresas serão remuneradas. Afirmou apenas que o sistema será diferente do atual _ em que as empresas recebem por passageiro _ e do praticado na administração de Luiza Erundina (89-92), em que se pagava por quilômetro rodado.

A secretaria informou que hoje, a SPTrans _empresa municipal responsável pelo gerenciamento do transporte público _ contrata lotes de ônibus das empresas e depois determina onde colocará os veículos de cada viação.

Na concessão, a prefeitura poderá licitar diretamente áreas da cidade para serem controladas por determinadas empresas.

A administração determinará padrões de serviço em cada área que as empresa terão de atender.

E-mail: painel do webleitor

Clique aqui para ler mais notícias sobre a gestão Marta Suplicy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página