Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2001 - 00h19

Raio mata criança de 12 anos em Guaratinguetá

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Vale, em Paraibuna
KEILA RIBEIRO
da Folha Vale

Uma criança de 12 anos morreu ao ser atingida por um raio em Guaratinguetá (177 km de São Paulo), cerca de 110 famílias ficaram desabrigadas em Paraibuna (120 km de São Paulo) e dez casas foram alagadas em Jacareí (68 km de São Paulo) após a chuva de cerca de uma hora que atingiu os três municípios do Vale do Paraíba na tarde de ontem.

Em Guaratinguetá, a queda de um raio matou André Luiz Galvão de França, 12, e feriu o seu primo Willian César de França Barros, 8. Eles estavam andando a cavalo em um sítio próximo à fábrica da Basf, na Vila Brasil.

André sofreu uma parada cardíaca e passou por dois processos de reanimação, mas morreu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Santa Casa de Guará.

A queda dos raios também deixou sem energia elétrica cerca de oito bairros da cidade.

Em Paraibuna, município mais atingido pelas chuvas, uma tromba d'água deixou 110 famílias desabrigadas e prejudicou mais de 50% da área total do perímetro urbano do município.

A altura da água nas casas chegou a cerca de 1,40 m. No batalhão da Polícia Militar, os carros ficaram ilhados e somente puderam prestar ajuda às vítimas após o término das chuvas.

A cidade registrou muros caídos, lama nas ruas, árvores impedindo a passagem de veículos e congestionamentos no trânsito.

Em algumas regiões, a PM foi chamada para evitar saques a minimercados, onde as mercadorias ficaram boiando pelas ruas.

Uma das entradas do município ficou interditada com a queda de uma árvore. A outra já estava impedida pela queda de uma ponte no último sábado.

O bairro Vila Camargo também ficou sem acesso, com a queda de uma ponte que ligava a região ao centro da cidade.

O bairro Vila de Fátima foi o mais atingido devido ao transbordamento do córrego Lavapés. O muro de um estádio e da escola do bairro ficaram destruídos, mas a Defesa Civil não registrou vítimas durante as chuvas.

Posto

A Defesa Civil montou um posto de atendimento na praça da cidade para encaminhar os desabrigados aos três alojamentos providenciados pela prefeitura.

Uma equipe com dez homens da Defesa Civil de São José dos Campos e 15 policiais militares de Jacareí foram enviados à cidade para auxiliar no socorro aos desabrigados.

Segundo o coronel Paulo Máximo, responsável pela Defesa Civil no Vale e no litoral norte, a situação em Paraibuna já estava sob controle no início da noite de ontem.

O órgão agora deve se concentrar no socorro aos desabrigados e na limpeza das ruas.

Em Jacareí, os bairros Bandeira Branca 1, Jardim Emília e a região Central ficaram com casas inundadas e veículos alagados.

Segundo a Defesa Civil, cerca de dez famílias ficaram com as casas alagadas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página