Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2001 - 22h47

Monumentos do Ibirapuera (SP) voltam à iluminação original

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quem passar pelo parque Ibirapuera amanhã à noite voltará a se deparar com a antiga iluminação de dois símbolos marcantes da cidade de São Paulo.

Em dezembro passado, o "Obelisco" e o "Monumento às Bandeiras" haviam recebido luzes verde-limão e roxa, de vapor metálico. Agora, terão novamente lâmpadas amarelas, de vapor de sódio.

A atual diretoria do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) resolveu retomar as cores originais após receber críticas de arquitetos e urbanistas, que diziam que as luzes coloridas eram extravagantes e distorciam o significado das obras.

Ontem à noite, funcionários do Ilume chegaram a trocar as lâmpadas do "Monumento às Bandeiras", de Victor Brecheret, conhecido como "deixa que eu empurro" por causa da forma como estão dispostas as figuras.

O departamento promete para a madrugada de amanhã a retirada das luzes verde-limão do "Obelisco", construído pelo italiano Galileo Emendabili.

"Essa cores coloridas não tinham nada a ver com o significado desses monumentos. Virou uma decoração gratuita", diz o urbanista Cândido Malta.

"A iluminação pública e dos monumentos deve obedecer a critérios técnicos que não afetem a beleza dos mesmos", afirma o secretário do Planejamento Urbano, Jorge Wilheim.

A antiga diretoria do Ilume, na gestão Celso Pitta, colocou as luzes verde-limão e roxa a pedido do ex-secretário de Governo Arnaldo Faria de Sá.

A troca aconteceu pouco antes do Natal, quando a prefeitura fez uma campanha para iluminar São Paulo.

Outro lado

Faria de Sá disse que a troca da iluminação foi feita porque várias lâmpadas estavam queimadas. "Recebemos doação de lâmpadas dessas novas cores. Por isso, aproveitamos para trocar."

Arnaldo afirmou que a nova administração "tem o direito de voltar ao visual antigo". "Mas, se há lâmpadas disponíveis na prefeitura, eles deveriam utilizar para iluminar outros locais que ainda estão precisando."

O arquiteto João Armentano defendia a iluminação colorida dos monumentos. "A cidade ficou mais alegre nesse período. Era uma coisa cafona, mas legal."

Além do "Obelisco" e do "Monumento às Bandeiras", outros monumentos serão remodelados, de acordo com um projeto de iluminação do Ilume.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página