Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2001 - 17h02

Raios já mataram 24 pessoas no Brasil em 2001

Publicidade

JOSÉ CARLOS JÚNIOR
da Folha Online, em São José dos Campos

Pelo menos 24 pessoas já morreram este ano no Brasil atingidas por raios. Segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), órgão da Divisão de Geofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos (97 km de SP), o número de mortos pode ser maior, pois nem todos os casos chegam a ser registrados pelo órgão.

As duas últimas vítimas morreram na tarde de ontem. Anderson Balde, 21, foi atingido quando estava em um campo aberto, em Mauá (29 km de SP), durante uma forte chuva, em companhia de amigos.

O surfista Victor Hugo de Souza, 14, recebeu uma descarga elétrica enquanto surfava em Ubatuba (233 km de SP), litoral norte de São Paulo. Segundo o laudo médico do IML (Instituto Médico Legal), Hugo morreu, pouco depois, em consequência de uma hemorragia no ouvido esquerdo e uma discreta congestão cerebral.

No Estado de São Paulo, onde a incidência é maior, dez pessoas já foram mortas este ano. A chance de uma pessoa ser atingida por um relâmpago é algo em torno de um para um milhão.

O Elat tem um site na internet (www.lightning.dge.inpe.br) com explicações sobre como se proteger individualmente e quais os sistemas de proteção utilizados.

A regra básica, segundo o pesquisador, é não ficar dentro da água quando estiver chovendo. O perigo na água salgada é ainda maior.

Segundo o pesquisador, um raio pode cair e matar uma pessoa a uma distância de cinco quilômetros.

Casos registrados por estado em 2001

Dados do Elat mostram que entre cem e duzentas pessoas morrem ao ano atingidas por raios. "O número que temos é mínimo, pois são relatos notificados pela imprensa. Pode haver mais mortes que não sabemos", disse Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat.

Janeiro

São Paulo: 8
Ceará: 3
Maranhão: 3
Goiás: 2
Mato Grosso do Sul: 2
Minas Gerais: 1
Rio de Janeiro: 1
Rio Grande do Sul: 1

Fevereiro

São Paulo: 2
Santa Catarina: 1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página