Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2000 - 16h47

Afastamento de diretor da Febem é suspenso pelo TJ

Publicidade


LARISSA SQUEFF, repórter da Folha Online

O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Márcio Martins Bonilha, suspendeu a liminar, concedida pela juíza Mônica Ribeiro de Souza Paukoski, do Deije (Departamento de Execuções da Infância e da Juventude), que determinava o afastamento do diretor da unidade da Febem de Franco da Rocha, Antônio Fernando da Silva, na tarde desta sexta-feira (9).

Bonilha entendeu que o afastamento de Silva afetaria a ordem administrativa dos funcionários públicos. O afastamento do diretor foi pedido pelos promotores da Vara da Infância e da Juventude, do Ministério Público Estadual. Adolescentes denunciaram Silva como agressor conhecido desde a época da extinta Febem Imigrantes, na zona sul.

Em sua decisão, o presidente no Tribunal de Justiça não discute a conduta de Silva e limita-se a dizer que seu afastamento estaria ferindo seu direito constitucional de defesa. Ele ainda ressalta que o diretor foi alvo de sindicância, mas que nada ficou provado contra ele.

Na tarde de segunda-feira (5), a juíza Mônica concedeu uma liminar determinando o afastamento do diretor e pedindo que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciasse, em 60 dias, as atividade sócio-educativas na unidade de Franco da Rocha. Este último pedido foi mantido pelo TJ.

Os promotores da Vara da Infância e da Juventude se basearam num laudo técnico de avaliação da unidade e no parecer de três juízes do Deije, que visitaram Franco da Rocha em 25 de maio, para fazer os pedidos.

A unidade de Franco da Rocha foi inaugurada às pressas, no dia 2 de maio, depois que os adolescentes fizeram uma grande rebelião na Febem Tatuapé, na zona leste, e destruíram parte da unidade.

Na mesma semana em que foi estreada, a unidade passou por duas rebeliões consecutivas e violentas. Na quarta rebelião, o antigo diretor da unidade,.Arnaldo Miranda, foi afastado do cargo pelo secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Edsom Ortega.

Leia mais sobre a crise na Febem de SP na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página