Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2001 - 23h17

Criminalidade tem queda no litoral norte de SP

Publicidade

da Folha Vale

Os municípios do litoral norte registraram queda nos índices de criminalidade durante o primeiro mês da temporada de verão deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, após o reforço de policiamento na "Operação Verão", desenvolvida pelas polícias Militar e Civil.

O número de furtos e homicídios no litoral caiu, diferentemente de anos anteriores, quando as cidades registravam crescimento de cerca de 30% nas ocorrências.

Os furtos a casas, veículos e turistas na região diminuíram cerca de 5% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, foram registrados 768 furtos em janeiro de 2000 contra 729 ocorrências de janeiro deste ano.

Os homicídios no litoral norte apresentaram uma queda no período de 44%. No ano passado, foram 18 casos. Neste ano, os assassinatos caíram para dez.

O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse que a ampliação no número de policiais civis, de 70 em 2000 para 90 neste ano, foi essencial para que o quadro de anos anteriores pudesse ser revertido.

'Aproximação'

Segundo ele, o número de furtos nas cidades ainda é alto porque as pessoas estão registrando mais ocorrências pela "aproximação" com a polícia.

"Com mais policiais nas ruas, o turista e o morador encontram facilidade para registrar sua queixa. Com isso, as ocorrências sobem", disse o delegado.

O delegado disse que os furtos correspondem a casos que envolvem objetos de pequeno valor que são roubados por pessoas que viriam de outras cidades.

Fora da temporada de verão, que inclui os meses de dezembro e março, os crimes na região caem cerca de 70%, segundo o delegado. Em maio de 2000, foram registrados 52 casos de furtos.

O capitão Eduardo dos Santos Rosmaninho, responsável pelo setor de estatística da PM do litoral norte, disse que os crimes diminuíram porque os recursos materiais e físicos da polícia aumentaram cerca de 40%. "A polícia foi mais acionada e absorveu a demanda", afirmou.

O litoral norte recebeu reforço de 420 policiais militares de Campinas e Ribeirão Preto para a temporada. No ano passado, foram somente 287.

O número de bases comunitárias nas praias também aumentou de uma unidade, em Ilhabela, em 2000, para 20 neste ano, distribuídas nas quatro cidades.

Clique aqui para ver o site de verão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página