Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2001 - 04h11

Cuide bem do corpo na maratona do Carnaval

Publicidade

CAROLINA FREDERICO, free-lance para a Folha

Comer bem é essencial para aguentar a maratona do Carnaval. Segundo especialistas, além das saladas e carboidratos, é preciso tomar muito líquido para não ficar com o corpo desidratado.

A desidratação é um dos principais riscos desse período de festas, juntamente com a hipoglicemia (taxa de glicose no sangue abaixo da normal), provocada por falta de refeições adequadas.

Os sintomas da hipoglicemia são tontura e mal-estar. Os desidratados, além de uma sensação de sede muito grande, costumam apresentar boca seca.

Segundo Semiramis Martins Álvares Domene, do Núcleo de Nutrição Clínica e Dietética, de Campinas, fazer todas as refeições é essencial. Caso não seja possível, já que nesse dias os horários fogem bastante da rotina, procure substituí-las. "É recomendável alimentar-se a cada três horas, em pequenas quantidades", diz.

Ingerir carboidratos em todas as refeições é outra dica interessante. Alimentos como batata, macarrão e pães contêm nutrientes e dão energia para aguentar a farra. Evite alimentos muito gordurosos (como os molhos, por exemplo) e de difícil digestão.

As proteínas, que são muito fáceis de serem repostas, devem provir, preferencialmente, de pequenas quantidades de carne magra e derivados de leite.

Especialistas em nutrição alertam que é preciso muito cuidado ao fazer refeições fora de casa. Opte por estabelecimentos confiáveis, pois, com o calor, os alimentos estragam mais rapidamente.

Com tantas restrições quanto ao que comer, apele para o óbvio: os alimentos frescos como as frutas, os legumes e as saladas são sempre as opções mais adequadas no Carnaval.

Além disso, beba muito líquido, mas evite os refrigerantes e sucos artificiais. Dê preferência à água, água de coco, isotônicos e sucos naturais, com pouco ou nenhum açúcar. O açúcar só fornece ao organismo energia, mas sem nutri-lo, o que resulta em aumento de peso.

Quanto às bebidas alcóolicas um aviso importante. "Já que em festas como o Carnaval não adianta muito proibir a ingestão de álcool é preciso sempre alertar que o consumo deve ser moderado e para pessoas sem restrições médicas", afirma Semiramis.

Para a nutricionista Cristiane Lorenzano, toda bebida alcóolica provoca desidratação. "Beba muita água e não fique sem comer, o que prejudica o organismo e aumenta o efeito do álcool".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página