Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2001 - 19h50

Governo vai estender a dekasseguis tratamento de Aids

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Ministério da Saúde vai estender aos brasileiros que moram no Japão o tratamento gratuito da Aids. A medida foi anunciada hoje pelo ministro da Saúde, José Serra, em um pronunciamento feito pela televisão no Japão.

O ministro usou uma emissora da TV Globo no país para transmitir a mensagem em português. O pronunciamento foi apresentado duas vezes _ontem à noite e na manhã de hoje.

"Queremos trazer esse trabalho (de prevenção à Aids), que é reconhecido no mundo inteiro, para a comunidade brasileira que vive aqui no Japão, inclusive os remédios gratuitos para quem precisar", afirmou.

Atualmente, 250 mil brasileiros descendentes de japoneses vivem no Japão. São os chamados dekasseguis. O Ministério da Saúde não sabe quantos podem estar contaminados pelo vírus HIV e qual o número de dekasseguis que precisariam dos remédios.

No entanto, o governo brasileiro tomou conhecimento há algum tempo das dificuldades encontradas pelos brasileiros doentes naquele país.

Uma delas é que muitos deles não falam japonês e têm dificuldade para procurar ajuda ou entender as campanhas de prevenção. A outra é o preço dos medicamentos, já que o governo japonês não tem programa de distribuição gratuita do coquetel anti-Aids (combinação de medicamentos para combate à doença).

O governo brasileiro irá distribuir material de campanhas de prevenção e de informações sobre a doença, além de divulgar os direitos dos dekasseguis. Também será enviado aos imigrantes material explicando onde eles podem fazer os exames e como entrar em contato com consulados e embaixadas para pedir os remédios.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página