Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 14h15

Araras azuis contrabandeadas voltam para o Brasil

Publicidade

da Folha Online

Chegarão na próxima quinta-feira (22) a São Paulo, procedentes de Cingapura, dois exemplares da "arara-azul-de-Lear", espécie ameaçada de extinção e de ocorrência restrita à Bahia.

A população de araras azuis, na natureza, é estimada em apenas 170 unidades e o comércio internacional da espécie está virtualmente proibido, em razão da inclusão da ave no Anexo I da Convenção sobre o Cites (Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção).

No entanto, a sobrevivência das araras azuis continua ameaçada pela ação de traficantes, atraídos pelos elevados lucros decorrentes do comércio ilegal. Os dois exemplares haviam sido contrabandeados por Lawrence Kuah Kok Choon.

"A condenação do contrabandista, pela Justiça de Cingapura, a um ano de prisão e pagamento de multa, bem como a repatriação das aves são desdobramentos extremamente positivos e que apontam para a importância da cooperação internacional para a preservação", informa o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o ministério, "o Brasil reafirma sua disposição em colaborar internacionalmente nessa matéria e apóia incondicionalmente esforços desenvolvidos por outras nações para pôr fim ao tráfico de plantas e animais em perigo de extinção". As informações são da Agência Brasil.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página