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21/03/2001 - 18h38

53 lojas do Extra no país recebem 10 milhões de pessoas por mês

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SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

Cerca de 10 milhões de pessoas circulam por mês nas 53 lojas dos hipermercados Extra existentes no país.

No ano passado, a bandeira Extra registrou um forte processo de retomada de vendas, com um crescimento de 3%.

No último trimeste de 2000, as vendas cresceram 8%, em relação a igual período do ano passado.

O desempenho foi atribuído pelo grupo Pão de Açúcar principalmente à consolidação das operações da bandeira no mercado do Rio de Janeiro, ao lançamento de uma linha de produtos de marca própria Extra, atualmente com mais de 730 itens e lançamento do cartão de crédito Extra.

Os hipermercados Extra fazem parte da CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), uma rede de lojas varejistas de alimentos, artigos de vestuário, eletroeletrônicos e outros produtos de supermercados.

O grupo fechou 2000 com um lucro recorde de R$ 332,2 milhões, um aumento de 435,6% em relação a 1999. As vendas totalizam R$ 7,63 bilhões, um crescimento de 31%.

O controle acionário é exercido pela holding Pão de Açúcar Indústria e Comércio, controlada pelo empresário Abílio dos Santos Diniz.

A CBD possui cinco bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Eletro, Barateiro e Amélia.

O total de lojas soma 418 lojas em 11 Estados.

A CBD planeja abrir este ano de 4 a 5 novas lojas Extra e adquirir terrenos em pontos estratégicos.

Para a rede Barateiro, a previsão é inaugurar cerca de 30 a 50 novas lojas este ano.

Na divisão Pão de Açúcar, o grupo quer inaugurar dez novas lojas.

Já a rede Eletro pretende abrir de dez a 20 novas lojas e continuar o programa de remodelagem de lojas.

HISTÓRIA

A trajetória do grupo Pão de Açúcar começa em 1948 com a fundação da Doceira Pão de Açúcar.

Em 1959, abre ao lado da Doceira seu primeiro supermercado, na cidade de São Paulo.

Na década de 60 inicia sua expansão, com a abertura de novas lojas ou aquisição de supermercados existentes, sempre no Estado de São Paulo.

Os anos 70 caracterizaram-se pela diversificação dos negócios e a continuidade da expansão do varejo, com a abertura de hipermercados e aquisição de significativas redes de supermercados.

Passa também a atuar em vários Estados brasileiros e no exterior.

Inaugura ainda as primeiras lojas da rede Minibox, em 1979, introduzindo o conceito de lojas compactas.

Na década de 80 fecha o círculo do varejo inaugurando novos formatos de loja: a Sandiz - lojas de departamento, o Superbox - supermercado/depósito para grandes compras, e o Peg & Faça - loja de bricolage do tipo "faça você mesmo".

Em 1989 implanta uma nova geração de hipermercados com a marca Extra e inicia um processo de profunda restruturação.

Em 1995, a CBD abre seu capital com a colocação de ações simultaneamente no Brasil, nos Estados Unidos e Europa, e cria o 1º supermercado virtual do país, o Pão de Açúcar Delivery, que já no ano seguinte passa a ser acessado pela Internet.

No ano de 1997 é a primeira empresa brasileira no setor de varejo do Brasil a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).


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