Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2001 - 17h41

Ibama apreende em Permanbuco aves utilizadas em rinhas

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Fiscais do Ibama apreenderam domingo, em Caruaru, agreste de Pernambuco, 596 canários que supostamente participariam de rinhas em um sítio na periferia da cidade.

Foi a maior apreensão de pássaros feita no Estado desde o início do ano passado, segundo o chefe da fiscalização do órgão em Recife, Paulo Henrique Sampaio.

No sítio, os fiscais, que estavam acompanhados de seis policiais militares, encontraram um pequeno estádio com arquibancada, que serviria de palco para os confrontos entre as aves.

De acordo com Sampaio, cerca de cem pessoas estavam no local no momento da blitz. Houve correria, mas os policiais conseguiram deter o dono do sítio e mais quatro pessoas, afirmou.

Levados à delegacia da cidade, os acusados foram indiciados por suposto "uso de animais silvestres sem autorização do Ibama", disse o chefe da fiscalização. A pena prevista, afirmou, varia de seis meses a um ano de detenção.

Os cinco suspeitos negaram a acusação. O dono do sítio, identificado apenas pelo nome de Paulo Ivo, disse à polícia que promovia um torneio de canto na propriedade. Mesmo assim, foi multado em R$ 245 mil. Ele tem 20 dias para recorrer da punição.

Os outros acusados, informou o Ibama, serão multados em R¹ 500 por ave apreendida. Os canários foram levados ao Ibama para avaliação de suas condições de saúde. Segundo o chefe da fiscalização do órgão, poucos deles aparentam estar machucados.

Apesar disso, a maioria não deverá ser solta, disse Sampaio. "São pássaros que nasceram e foram criados em cativeiro. Não saberiam mais sobreviver sozinhos."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página