Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2001 - 15h23

Polícia descobre túnel cavado em direção à Casa de Detenção

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

Policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) descobriram, durante uma ronda às 11h30 de hoje, um túnel cavado em direção à Casa de Detenção, no complexo do Carandiru, na zona norte da capital paulista. Dois homens, ainda não identificados, e um adolescente foram presos.

O comandante da tropa de choque da Polícia Militar, coronel Osvaldo de Barros Júnior, informou, por telefone a Folha Online, que o túnel estava sendo cavado de um barraco de alvenaria em direção ao pavilhão 8 da Casa de Detenção.

A PM informou que o túnel tem 40 metros de comprimento. Durante a tarde, policiais do Corpo de Bombeiros chegaram a parar de entrar no local por causa do risco de desmoronamento, segundo o coronel. O túnel estava sendo cavado havia dois meses.

"No túnel, onde cabe uma pessoa praticamente em pé, havia iluminação e ventilação. Foram apreendidos mangueiras, ferramentas e roupas especiais para trabalhar em locais úmidos", disse o coronel. "Dali haveria uma fuga em massa."

Segundo o comandante do Choque, entre os detidos estão os homens que trabalhavam na escavação e uma mulher, menor de idade, que cozinhava e trabalhava como "olheira".

Barros Junior disse que os criminosos recebiam R$ 15 cada, por dia, de um rapaz, para cavar o túnel. Eles citaram alguns nomes, cujas pessoas ainda não foram identificadas pela polícia.

A Secretaria da Administração Penitenciária informou que o túnel não chegou à muralha.

Pelo menos 120 homens da tropa de choque cercaram a Casa de Detenção.

Após a megarrebelião ocorrida em 29 unidades prisionais no Estado de São Paulo, em 18 de fevereiro, foram encontrados quatro túneis na Casa de Detenção, segundo a secretaria. Todos foram fechados.

Leia especial sobre presídios
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página