Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2001 - 14h53

Maluf dá conselhos à Marta e provoca risos durante CPI

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB) deu conselhos à atual prefeita da cidade, Marta Suplicy (PT), fez campanha política e provocou risos ao iniciar sua participação na CPI da Dívida Pública da Câmara Municipal.

Maluf leu um texto próprio durante 33 minutos e só depois começou a responder perguntas dos vereadores. Em seu texto, ele afirmou que a prefeita não deve deixar de pagar os R$ 2 bilhões de contrapartida ao governo federal no próximo ano pelo refinanciamento da dívida do município.

A prefeita afirma não ter dinheiro para o pagamento. Maluf "alertou" Marta sobre o aumento de juros previsto no acerto com o governo federal caso o valor não seja pago.

O ex-prefeito também disse que a prefeita não deve pagar dois precatórios (dívidas judiciais) pela desapropriação de terrenos, na avenida Paulista (a área da mansão Matarazzo) e no Jabaquara.

Maluf disse ainda que Marta deve devolver as áreas e fez questão de destacar que as desapropriações foram feitas no primeiro governo do PT, a cargo de Luíza Erundina, hoje no PSB. Segundo ele, as áreas não foram utilizadas da maneira prevista pela administração Erundina e trariam prejuízo R$ 400 milhões ao município se suas desapropriações forem quitadas.

Maluf afirmou que dava os conselhos por causa de sua preocupação com a cidade. "Perdi eleição mas meu amor por São Paulo é incomensurável", afirmou em tom de campanha, acompanhado de risos de vereadores e pessoas que assistem ao depoimento.

Ainda numa velada crítica à ex-prefeita Erundina, Maluf afirmou que quando assumiu a administração encontrou ligações internacionais para países "estranhos" _uma referência à orientação socialista destas nações _ como Cuba, Romênia e Nicarágua.

O ex-prefeito foi interrompido pela presidente da CPI, Ana Martins (PCdoB), para que terminasse o discurso, mas revidou dizendo que chegara cedo, às 12h45 _Ana chegou atrasada_, e que "não tem prazo para sair". "Pode me perguntar até a meia-noite", disse, provocando mais gargalhadas no plenário.

Segundo dados da CPI, a dívida do município cresceu 114% na gestão Maluf. Em seu discurso, o ex-prefeito disse que que o crescimento da dívida aconteceu por culpa "dos juros pornográficos" praticados pelo governo federal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página