Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2001 - 17h10

Porto Alegre fecha bares noturnos para conter violência

Publicidade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre adotou medidas para conter a violência no Centro da cidade. O Executivo municipal, a pedido da polícia, cassou o alvará de funcionamento de sete bares noturnos, onde vinham sendo registradas ocorrências policiais.

Até o final do ano, o Centro deverá ser vigiado por câmaras de vídeo colocadas em pontos estratégicos.

Em um dos bares lacrados, o Peter Pan, o motoboy Alexandro dos Santos, 24, foi morto domingo passado, gerando a depredação do local por seus companheiros. O segurança do bar, Neri da Silva, acusado do crime, se apresentou à polícia, alegando que atirou para cima, depois de motoboys terem disparado contra ele.

A política de segurança para o Centro será acompanhada por um conselho comunitário, formado por autoridades, Brigada Militar (a PM gaúcha) e sociedade civil. A área central, cujos moradores têm reclamado de insegurança, receberá reforço de soldados e mais carros de polícia.

O prefeito Tarso Genro (PT) disse que a política de segurança está aliada a uma preocupação com os direitos humanos. Ele estuda um anteprojeto para a criação de uma secretaria de direitos humanos. A prefeitura tem como consultor o antropólogo Luiz Eduardo Soares, que denunciou, em 1999, a existência de uma "banda podre'' na polícia do Rio de Janeiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página