Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2001 - 03h42

Marta critica ação federal sobre cidades em evento na Argentina

Publicidade

ROGERIO WASSERMANN
da Folha de S.Paulo, em Buenos Aires

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, defendeu ontem uma descentralização política para evitar "ações dos governos federais que afetam [as cidades" e sobre as quais elas não são consultadas". A afirmação foi feita ontem, após um encontro de prefeitos de grandes cidades do Cone Sul em Buenos Aires, na Argentina.

Segundo Marta, problemas como esse, enfrentados por São Paulo, são comuns aos demais municípios presentes no encontro. Participaram também os prefeitos de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, de Rosario, Hermes Binner, de Montevidéu, Mariano Arana, de Porto Alegre, Tarso Genro, e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Todos pertencem a partidos de esquerda ou centro-esquerda.

Marta citou como exemplo o racionamento de energia elétrica, que, segundo ela, causaria a perda de 78 mil postos de trabalho.

Segundo a prefeita, as cidades têm ganho "cada vez mais responsabilidades" e cada vez menos recursos, "centralizados na União".
Ela disse que a Lei de Responsabilidade Fiscal deixa as prefeituras em situação difícil, por não permitir alocação de recursos que são exigidos por outras leis.

Marta e cinco de seus secretários, além do presidente do Anhembi, participam hoje de reuniões com seus homólogos de Buenos Aires para tratar de possíveis projetos comuns em suas áreas. A primeira ação concreta seria a visita, ainda em data indefinida, de empresários portenhos para visitar São Paulo e discutir oportunidades de negócios.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página