Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2001 - 04h24

Shopping recebe multa por não ter concluído obras

Publicidade

ROBERTO PELLIM
da Folha de S.Paulo

O Shopping Frei Caneca, em Cerqueira César (centro), foi multado em R$ 4.431.479,80, por funcionar sem alvará desde o dia 8 de maio. A multa foi aplicada na última segunda-feira, pela Administração Regional da Sé.

Segundo a regional, a autuação foi efetuada porque o shopping está funcionando sem o certificado de conclusão de obras. Para obtê-lo, no caso de um empreendimento de grande porte, é preciso autorização de várias secretarias e departamentos.

No caso do Frei Caneca, resta apenas uma, de acordo com Rosane Gomes, responsável pela divisão de aprovação de edificações comerciais da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab).

A aprovação que falta é o Certificado de Diretrizes, emitido pela Secretaria Municipal de Transportes. Como pólo gerador de tráfego, o shopping precisa aprovar um adendo do projeto que preveja a entrada e a saída de veículos, e complementos como faixa de pedestres e semáforo.

Rosane Gomes afirma que nem sempre a resposta ao pedido de aprovação é rápida. "Temos, atualmente, cerca de 30 projetos de shoppings em análise, entre reformas e construções", diz.

Na lista dos novos empreendimentos, se encontram shoppings na Mooca (zona leste) e em Santana (zona norte).

Outro lado
A assessoria de imprensa do Shopping Frei Caneca afirma que a empresa deverá recorrer da multa, porque entende que a construção foi apenas "parcialmente inaugurada".

De acordo com a assessoria de imprensa, foi pedido um certificado de conclusão parcial da obra.

Atualmente, funcionam o centro de convenções, a praça de alimentação e as 130 lojas. Em setembro ou outubro, o restante estará em funcionamento: teatro - com platéia de 500 lugares-, "gourmet center" -com três restaurantes-, dois estúdios do diretor da Rede Globo Wolf Maia e o cinema multiplex do Unibanco.

Ainda segundo a assessoria, uma pesquisa interna do shopping constatou que 80% do público visita o local a pé, e que a garagem tem ocupação média de 30%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página