Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2007 - 14h12

Fechamento de pistas no Rio provoca atrasos de vôos em SP

Publicidade

da Folha Online

O fechamento das pistas do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo, provocou atrasos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), segundo a Infraero.

Em Cumbica, até as 14h de hoje, ao menos 12 vôos estavam atrasados. Já em Congonhas, em São Paulo, ao menos três estavam atrasados.

No Rio, o Santos Dumont voltou a operar para pousos por volta das 12h30. Pela manhã, ele ficou fechado para pousos e decolagens devido ao nevoeiro. Para decolagens, a pista já havia sido liberada.

O aeroporto Tom Jobim também ficou fechado para pousos pela manhã, mas voltou a operar por voltas das 10h30.

Forte neblina

Ontem, os atrasos no aeroporto de Congonhas e Cumbica afetaram cerca de 70% e 85% dos vôos, respectivamente, segundo a Infraero.

Congonhas encerrou as atividades as 23h30 e transferiu os últimos pousos para o aeroporto de Cumbica.

A Infraero informou que os atrasos, em efeito cascata, foram decorrentes do mau tempo pela manhã, com forte neblina que interrompeu as atividades.

Apenas pela manhã, até as 11h05, único balanço nacional divulgado pela Infraero, 24,4% dos 590 vôos programados no país atrasaram mais de um hora, por causa dos problemas enfrentados em São Paulo.

De acordo com o balanço, dos vôos programados, 144 atrasaram e 52 (8,8%) foram cancelados no país.

Em Cumbica, os passageiros foram mais afetados, já que 46 (55,4%) dos 83 vôos programados sofreram atrasos pela manhã. Outros 7 (8,4%) foram cancelados.

Já em Congonhas, os atrasos afetaram 25 (31,3%) dos 80 vôos programados e 11 (13,8%) foram cancelados.

O aeroporto de Cumbica ficou fechado por mais de quatro horas e o de Congonhas, por cerca de três horas. As operações foram retomadas por volta das 9h15.

Lula

Por causa do nevoeiro, o avião que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Alemanha teve de pousar em Brasília na manhã deste sábado, e não em Cumbica (Guarulhos), como estava previsto.

À tarde, Lula veio para São Paulo, onde deve permanecer até hoje em seu apartamento, em São Bernardo (ABC Paulista).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página