Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2001 - 14h01

Marta se interna hoje para retirada de nódulos da tireóide

Publicidade

da Folha Online

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), se interna por volta das 18h de hoje no Hospital Albert Einstein, zona sul da capital, onde será submetida a uma cirurgia para a retirada de três nódulos da tireóide. A operação está prevista para ocorrer às 8h de amanhã (03).

Um primeiro boletim médico sobre o estado de saúde da prefeita deverá ser divulgado pela equipe médica por volta das 13h. A previsão é de que Marta fique internada até segunda-feira e volte ao trabalho na sexta.

A prefeita retornou ontem de uma viagem de de seis dias a Genebra (Suíça), onde participou de uma feira de turismo de negócios.

"Estou com muito boa saúde; espero que seja uma cirurgia simples e para o bem. Espero que Deus me proteja em tudo o que vai acontecer domingo", disse Marta, ao desembarcar em São Paulo.

Apesar de fazer questão de afirmar que não está aflita, e sim "calma" e "tranquila" sobre a operação, a prefeita demonstrou preocupação com o fato de o procedimento necessitar de anestesia geral e disse esperar que os nódulos sejam benignos.

Marta sabia dos nódulos e da necessidade da operação há cerca de 15 dias, mas decidiu manter o compromisso em Genebra porque disse considerar importante sua presença na feira.

A descoberta do problema de saúde se deu, segundo a prefeita, por acaso, quando ela consultou um endocrinologista a fim de fazer regime para emagrecer. O médico percebeu que a tireóide estava um pouco dura e pediu uma ultra-sonografia, que detectou os nódulos. Uma punção determinou a necessidade da retirada dos tumores.

"Eu nem sabia que tinha esse problema. Fiquei muito agradecida de ter descoberto. É importante para as mulheres de mais de 40 anos saberem que é uma coisa muito comum e que, detectando, não tem problema. Nem sei que tipo de nódulo é o meu, se for alguma coisa ruim, que tire rápido", afirmou Marta.

Segundo especialistas, a ocorrência de nódulos na tireóide é de 8% a 10% na população adulta.

O tempo de recuperação da cirurgia varia de três a sete dias, dependendo do tipo de tumor encontrado, afirmam os médicos. Segundo Marta, o problema não havia sido divulgado antes porque, se isso tivesse ocorrido, a imprensa "teria infernizado" a vida dela na Suíça. "Depois que apareceu a notícia da cirurgia, nunca mais vocês deram uma notícia do que eu estava fazendo lá."

Por causa da operação, a prefeita cancelou sua participação no Encontro Mundial das Cidades, em Nova York. Antes de viajar para Genebra, a justificativa para o cancelamento da ida a Nova York havia sido os custos da viagem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página