Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2007 - 09h47

Tempo seco persiste em áreas do país; ventos e chuvas atingem o Sul

Publicidade

da Folha Online

A previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para esta quinta-feira é de tempo seco em grande parte do país. Para o Sul, o dia deverá ser marcado por nuvens e períodos de chuva. No fim de semana, a região deve ter ventos fortes e mar agitado.

O instituto afirma que o sol predominará, nesta quinta, nos Estados do Centro-Oeste, do Sudeste, no Paraná, no Tocantins, em Rondônia, no sul do Pará e em boa parte do interior nordestino.

Em algumas áreas, a umidade do ar ainda fica próxima aos 30% --índice considerado preocupante pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios, entre outros. Crianças e idosos são os mais afetados.

Na quarta (13), o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura registrou estado de atenção em regiões de São Paulo. De acordo com levantamento, a situação foi mais crítica em Ermelino Matarazzo, na zona leste, que registrou 18% de umidade relativa do ar e pelo fato de estar abaixo do índice de 20% se enquadra em estado de alerta.

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que uma frente fria de fraca intensidade deve chegar no fim da sexta-feira no sudoeste de São Paulo.

Sul

O próximo fim de semana deve ser marcado pela queda na temperatura e pelo mar agitado em Santa Catarina, de acordo com previsão do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

O instituto afirma que a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul vai influenciar as condições de tempo no Estado a partir de sexta-feira (15).

A previsão é de ventos fortes no planalto sul, no litoral sul e também na região da Grande Florianópolis. De acordo com o instituto, as rajadas de vento poderão superar 100 km/h nas áreas mais próximas do mar. A recomendação é para que atividades de pesca e navegação sejam evitadas no período, em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página