Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2001 - 17h54

Casa de Custódia de Taubaté recebe dez presos do Paraná

Publicidade

JOSÉ CARLOS JÚNIOR
da Folha Online, em São José dos Campos

Dez dos 13 presos transferidos para presídios paulistas da PCE (Penitenciária Central do Estado) do Paraná chegaram na madrugada de hoje à Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté (130 km a nordeste de SP), Vale do Paraíba.

O líder da maior rebelião do Estado do Paraná, José Márcio Felício, o Geléia, e os presos César Augusto Roris da Silva, o Cesinha, e Misael Aparecido da Silva, foram transferidos para uma penitenciária de Avaré (262 km a oeste de SP).

A rebelião começou na quarta-feira (6) e terminou ontem após 143 horas de terror, com saldo de um refém morto e três presos assassinados - dois deles degolados e esquartejados.

Geléia é também apontado pelo Ministério Público de São Paulo como o principal líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) e como o mentor do sequestro da médica Eulália Pedrosa Almeida, 44, filha do diretor da Custódia, José Ismael Pedrosa.

Na Custódia se encontram outros cabeças do PCC, como Idemir Ambrósio, o Sombra. Com as tranferências, o Estado de São Paulo passa a abrigar mais uma vez os líderes do PCC e a maioria de seus integrantes. As transferências foram confirmadas pelas penitenciárias.

O presídio de Taubaté também abriga, desde o mês passado, Abdiel Pinto Rabelo, 45, suspeito de ser um dos maiores traficantes de Rondônia e irmão do ex-deputado federal Jabes Rabelo (RO).

O diretor da Custódia, Ismael Pedrosa, não foi localizado esta tarde para comentar o assunto. Os detentos devem ficam no Anexo, conhecido como "piranhão" e hoje chamado de RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

Hoje à tarde, uma ONG de Londres esteve visitando a Casa de Custódia. A direção não confirmou se os visitantes pertenciam à Anistia Internacional.

Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná, os transferidos para São Paulo, fora os três fundadores, são Dilvair Soares da Silva, Dorival Lima dos Santos Filho, Edson Amadeo Ferreira de Lima, Emerson de Souza Almeida, Geraldo Moreira Neto, Gilmar Angelo dos Santos, José Pereira da Silva, Wanderlei de Oliveira, Wilson Hucher, Wilson da Silva.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página