Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2001 - 18h49

Preso é baleado por agentes dentro de penitenciária no Rio

Publicidade

ROSAYNE MACEDO
da Folha de S.Paulo, no Rio

O preso Wallace Pereira Veríssimo de Souza, 25, foi baleado nesta quinta-feira na cabeça dentro da penitenciária Milton Dias Moreira, no complexo Frei Caneca, no Estácio (zona norte do Rio). O tiro foi disparado após uma discussão com agentes do Soe (Serviço de Operações Especiais).

Segundo a versão da Secretaria de Justiça, que administra os presídios, os agentes do Soe foram chamados para conter um tumulto no setor de custódia. Wallace estava em outro grupo, de 30 a 40 presos, que se amontoavam junto à grade no pavilhão 1.

"Eles (os presos) estavam agitados. O tiro foi dado para o alto, mas a bala ricocheteou e atingiu o preso", disse Renildo Lordela, vice-diretor do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário).

Segundo ele, o tiro foi disparado do pátio interno da unidade, onde é permitido o uso de armas pelos agentes.

As armas dos 12 agentes envolvidos na confusão foram apreendidas, e eles começaram a ser ouvidos na 6ª Delegacia de Polícia (Cidade Nova). Três presos que testemunharam o fato também foram ouvidos na delegacia.

O secretário de Justiça do Estado, João Luiz Duboc Pinaud, não quis revelar a identidade do autor do disparo. "Estamos apurando. Toda brutalidade ou ato de corrupção que ocorre dentro do sistema penitenciário é alvo de inquérito, cuja cópia é remetida para o Ministério Público", disse.

Pinaud foi à penitenciária ouvir a versão dos presos, mas não quis comentar como foi o disparo. Segundo ele, o tiro atingiu o preso de raspão.

Já o médico Lino Veiga, subcoordenador de Saúde da Secretaria de Justiça, disse que a bala está alojada na têmpora direita do interno, mas ele não corre risco de vida.

Condenado a 16 anos por assalto, Wallace foi medicado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. Ele recebeu alta, prestou depoimento na delegacia e foi levado de volta à cela.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página