Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2001 - 11h35

Zélia Gattai diz que estado de saúde de Jorge Amado é estável

Publicidade

da Agência Folha

A mulher de Jorge Amado, Zélia Gattai, 85, disse neste sábado que o estado do escritor baiano é estável. "Ele está em franca recuperação", afirmou Zélia, na porta do hospital onde Amado está internado.

Segundo a escritora, o marido teve uma grave crise de hiperglicemia, elevando as taxas de glicose no sangue de 120 miligramas por decilítros para 700 ml.

Zélia disse que levou um choque na quarta-feira quando viu o estado do marido. O escritor estava muito bem disposto na segunda-feira.

A mulher do escritor e a neta Mariana Amado pediram para os jornalistas não assediarem a família. As duas informaram que o quadro do escritor é de franca, porém lenta recuperação.

Não há ainda uma previsão de quando Jorge Amado será transferido da UTI para uma unidade semi-intensiva ou um quarto.

Segundo Zélia, o médico particular de Amado, Jadelson Andrade, está voltando dos EUA para acompanhar o escritor.

Jorge Amado, 88, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Aliança, em Salvador, por causa de uma hiperglicemia e uma fibrilação cardíaca (alteração no ritmo de batimentos do coração).

Segundo a filha do escritor, Paloma Jorge Amado, ele sentiu-se mal durante a tarde da última quarta-feira. Depois de fazer alguns exames, o médico Jadelson Andrade solicitou a internação.

Já no hospital, Amado entrou em estado de coma superficial. Na quinta-feira, o escritor não teria reagido bem aos medicamentos e teve a fibrilação (contrações das cavidades do coração).

A taxa de glicemia voltou ao normal e seu estado permanece inalterado, de acordo com Paloma. Não há previsão de alta.

Leia mais:

  • Trajetória une política e literatura


      Veja galeria de fotos de Jorge Amado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página