Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2007 - 08h28

Aeroporto de Congonhas fica por duas horas sem operar em pista principal

Publicidade

da Folha Online

A pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, permaneceu fechada por duas horas na manhã desta terça-feira. Das 6h às 8h de hoje somente as operações ocorreram somente na pista auxiliar.

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o fechamento da pista principal ocorreu porque, devido à obra de aplicação do "grooving" (ranhuras que auxiliam no escoamento de água), a pista foi lavada durante a madrugada e não secou a tempo.

Os trabalhos de aplicação do "grooving" ocorrem entre 23 horas e 6 horas, período em que Congonhas está fechado.

O governo chegou a ser criticado por ter liberado a pista principal de Congonhas para funcionamento, após uma reforma, sem a aplicação das ranhuras. A ausência do "grooving" levantou suspeitas de que a falta de um sistema de escoamento para a água colaborou com o acidente com o vôo 3054 da TAM, que matou cerca de 200 pessoas. Chovia na noite do acidente e o Airbus não conseguiu frear. O caso é investigado.

Segundo a estatal, durante as duas horas sem a pista principal, dos 28 vôos programados, somente um foi cancelado e outro registrou atraso de mais de uma hora, considerado normal para a Infraero.

Entre a 0h e 8h de hoje, de acordo com o site da Infraero, dos 368 pousos e decolagens programados no período, 7,3% (27) foram cancelados e 2,2% (oito) registraram atrasos de mais de uma hora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página