Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2001 - 13h49

Resgate de presos em delegacia de SP termina com 7 mortos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cerca de 20 homens armados com fuzis AR-15 e metralhadoras invadiram o 85º DP (Jardim Mirna), na zona sul de São Paulo, trocaram tiros com os policiais de plantão e mataram três presos no local, e outros quatro próximo dali.

O grupo estava em três carros, um Santana, um Fiesta e um Ranger, e se dividiu durante a operação. Parte do grupo entrou na delegacia com as armas, enquanto os carros circundavam o prédio.

O tiroteio, iniciado por volta das 4h, durou cerca de meia hora. No confronto, quatro presos foram baleados no pátio da delegacia, sendo que três morreram ali mesmo. O grupo então levou outros quatro presos em direção à represa Billings. Mais tarde, o que parecia ser um resgate virou outra chacina: a polícia encontrou os corpos dos quatro resgatados, todos de bruços e com tiros na cabeça.

O delegado plantonista Valter Silva dos Reis, um escrivão, dois investigadores e um policial da ronda conseguiram se salvar da ação dos bandidos. Somente o investigador Fausto Renato Queiroz se feriu com um tiro de raspão na mão direita.

A polícia fala na possibilidade de o resgate ter sido armado para retirar do local assaltantes ligados a roubos de carga, que não estavam mais na delegacia. Outra hipótese é uma "vingança" entre quadrilhas.

Dos três mortos após aleados no pátio da delegacia, um estava preso por homicídio e dois por roubo. Dos quatro mortos após o resgate, dois estavam presos por roubo, um por receptação de mercadoria e o outro por porte de arma.

De acordo com Bernardes, assim que entraram na delegacia, os bandidos distribuíram revólveres para alguns presos. Uma mulher que registrava um boletim de ocorrência teve de se esconder embaixo de um banco para não morrer.

A delegacia estava com 116 detentos, mas tem capacidade para 25. Cerca de 50 policiais se deslocaram para o Jardim Mirna para tentar evitar uma fuga em massa.

Clique aqui e veja onde ocorreu a "batalha".


Leia mais:

  • Grupo metralha delegacia, polícia revida e pelo menos 3 morrem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página