Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2001 - 15h59

Ibama apreende 63 canários-da-terra que seriam usados em rinhas

Publicidade

da Folha Online

As polícias Florestal e Federal de Minas Gerais e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreenderam 400 pássaros mantidos em cativeiro numa chácara no interior de Patos de Minas, entre eles 63 canários-da-terra que seriam utilizados em rinhas. Alguns canários valem até R$ 60 mil, cada um.

Os pássaros foram recambiados para a Diretoria de Fiscalização do Ibama, em Brasília, que os mantém num criadouro comercial legalizado na cidade satélite de Taguatinga, para possível reprodução.

O infrator foi indiciado e preso em flagrante no município mineiro de Guimarânia, onde mantinha os pássaros em 40 gaiolas num espaço de 8 metros quadrados.

O diretor de fiscalização do Ibama, José Leland Barroso, acredita que os canários-da-terra foram importados ilegalmente da Venezuela. Segundo o Ibama, Patos de Minas tem tradição de ser uma das principais incentivadoras da proibida prática de rinha de canário da terra.

Dos 63 canários, 32 são fêmeas, que não brigam, mas incentivam os machos. A real procedência está sendo identificada por biológos do Ibama no criadouro comercial de Walter José da Silveira, na Colônia Agrícola Samambaia, 181-B, em Taguatinga. As informações são da Agência Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página