Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2007 - 08h52

Anvisa diz que adulteração do leite não provoca reação

Publicidade

LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que os consumidores não precisam suspender o consumo de leite devido à denúncia de adulteração. Para a gerente-geral de alimentos do órgão, Denise Resende, a quantidade de produtos como soda cáustica e água oxigenada adicionada ao leite é pequena e não há risco de o produto provocar reações.

"Com relação a problemas para a saúde, não temos preocupação. A preocupação maior é com a qualidade nutricional do leite", diz ela. "O produto não vai causar dano nenhum para a saúde. Não vai causar diarréia na criança que consumir", afirma Denise.

De acordo com ela, o problema é que produto não vai apresentar todas as proteínas e nutrientes que estavam previstos. "O que não deixa de ser uma infração", afirma.

Denise afirmou que os resultados das análises do leite que pode estar adulterado deverão sair no início da próxima semana. Ela afirmou ainda que os consumidores "podem continuar tomando" e que a agência está "agindo o mais rápido possível para dar uma resposta para o consumidor".

Ela explicou que o leite só seria prejudicial à saúde se tivesse grande quantidade de substâncias impróprias --o que não é o caso. "Nós temos um monitoramento de qualidade de alimentos que é feito pelos Estados e municípios, e não identificamos nenhum problema grave que tenha acontecido com o leite até então", diz ela. Se o problema fosse grave, afirma Denise, a adulteração já teria sido percebida.

O mesmo disse o médico Anthony Wong, chefe do centro de assistência toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Do jeito que foi acrescentada ao leite, [a soda cáustica] não causa lesão nenhuma", disse ele. "A soda pode causar queimaduras e até matar, mas só se ingerida em grande quantidade." Ele citou produtos de limpeza que são altamente tóxicos e levam à morte, que nunca devem ser ingeridos.

Para Paulo Fernando Machado, coordenador da Clínica do Leite da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP), "esse leite não tem efeito [nocivo] algum para a população". "Ninguém vai ficar doente." Mesmo se tomado todo dia? "Pode tomar, não é cumulativo."

Ele explicou que a soda cáustica, ao se misturar com outras substâncias do estômago, transforma-se em uma espécie de sal, "como se fosse sal de cozinha", e em água. Já a água oxigenada, quando entra em contato com o leite, se transforma em água.

Machado disse ainda que não é necessário ferver o produto e que mesmo crianças podem tomá-lo. "Crianças são muito mais sensíveis, mas, nessas concentrações, não tem problema nenhum", afirmou.

Opinião semelhante tem a engenheira de alimentos Eliana Paula Ribeiro, professora da Escola de Engenharia Mauá. "Não existe risco. Mal para a saúde não vai fazer."

Segundo ela, se o caso fosse grave, a adulteração já teria sido percebida pelos consumidores, pois a soda cáustica tem gosto de sabão. "O chato é que o consumidor está comprando uma coisa que não é o leite normal, está diluído."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Akira N (3) 19/05/2008 21h51
Akira N (3) 19/05/2008 21h51
SAO PAULO / SP
Do que podemos orgulhar deste país?
Há algo de seriedade em algum setor da política pública?
A impunidade é geral. Tem até juiz vendendo sentença judicial.
Sem moral, sem dignidade ou caráter.
Se o preço for bom vende-se qualquer coisa. Absolutamente qualquer coisa.
Adultera-se leite, uma fonte de alimentação básica para as crianças, com produtos químicos inadequados, ou venenosos para consumo humano, e a cooperativa sem se quer foi fechada, funcionando a todo vapor até hoje. E os culpados ainda estão soltos.
INACREDITÁVEL.
Qualquer pessoa que vive num dos países sérios do hemisfério norte acharia esta situação (e muitos outros) uma piada.
O Brasil pode até ser considerado país emergente economicamente, porém a mentalidade do setor público é típica de um país do TERCEIRO MUNDO.
3 opiniões
avalie fechar
jonathan teixeira (320) 05/01/2008 00h31
jonathan teixeira (320) 05/01/2008 00h31
Pois é, crianças passam mal depois de tomar leite distribuido pelo governo tucano de São Paulo. Deve ser culpa do Lula também...
É claro que fatos como este são passíveis de acontecer sob qualquer governo. Cabe ao poder público, num caso desses, identificar os culpados e puni-los. O que se questiona é o seguinte: os critérios das licitações para a compra desses produtos estão corretos? As empresas e os empresários participantes foram devidamente investigados? Seria tão absurdo assim a existência de uma fazenda estatal, administrada pela Embrapa, para produção e fornecimento de leite para nossas crianças?
8 opiniões
avalie fechar
Ricardo Nunes (1) 04/12/2007 15h45
Ricardo Nunes (1) 04/12/2007 15h45
MACAE / RJ
Estou realmente indignado com a situação social e de criminalidade em que se encontra o Brasil. Não me orgulho mais de ser brasileiro. Para mim, dizer que é orgulho ser brasileiro, seria uma hipocrisia, enquanto que: milhares de brasileiros passam fome; a saúde pública é um caos sem fim; o país tornou-se o paraíso para a prática do crime nacional e internacional devido a impunidade e a facilidade de sair da cadeia em pouco tempo, para continuar cometendo o mesmo crime "o maior contrabandista do Brasil" ( o crime não compensa?); as falcatruas dos políticos, autoridades e empresários brasileiros, que depenam o patrimônio público com rombos milionários, que não é de hoje, e com impunidade que dá carta branca, incentivando a prática da criminalidade em todo o país.
Não é de se estranhar que empresários brasileiros, estavam adulterando o leite com produtos que pode se dizer literalmente: "venenos". Sim, literalmente envenenando, pouco a pouco, o povo brasileiro! Para mim, isto não é só um crime de "falsificação" de um alimento, mas bem como, crime de envenenamento. Até agora, pelo que consta ninguém foi preso. O que existe são, justificativas esfarrapadas, e fica a impressão de que muito dinheiro está "rolando". Ora, se o próprio químico é réu confesso e disse que: “sabendo que o leite está adulterado "envenenado", jamais beberei desse leite” Por que então, até agora a justiça não tomou nenhuma atitude para punir severamente o criminoso hediondo e todos os coniventes?
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (231)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página