Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2000 - 16h50

Febem implanta Núcleo de Atendimento Inicial em São Carlos

Publicidade

da Folha Online

O Governo do Estado e prefeitura do município de São Carlos assinaram, na manhã desta quarta-feira (28), um Protocolo de Cooperação Institucional, com a finalidade de implantar o Núcleo de Atendimento Inicial da Febem (NAI) no município.

O objetivo do NAI é acolher adequadamente o jovem infrator, evitando que ele permaneça numa cela de delegacia. O jovem permanece no NAI até ser ouvido pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, que homologa a remissão, ou determina uma das medidas sócio-educativas prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, encaminhando o infrator à uma unidade de internação provisória (UAP), de internação (EU), ou de semiliberdade (SL).

O juiz pode ainda determinar que o jovem preste serviços comunitários.

O Núcleo de Atendimento Inicial segue proposta de reestruturação da Febem, contida no documento "Novas Diretrizes do Governo para o Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional" e visa assegurar ao jovem infrator e à sua família atendimento integral e integrado no momento da internação, com a elaboração de uma agenda personalizada.

Num mesmo espaço físico irão atuar os órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Secretarias de Estado (Segurança Pública, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social), Secretarias Municipais, Conselho Tutelar e ONGs.

O Protocolo tem vigência de dois anos (prorrogáveis por mais um ano) e prevê a instalação imediata do NAI em São Carlos, em imóvel alugado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Durante a vigência do acordo, a Secretaria deverá construir a sede própria do NAI, em uma área de 5.000 m2, a ser doada pela Prefeitura do município.


Leia mais sobre a crise na Febem de SP na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página