Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2001 - 19h18

Pitta acusa Marta Suplicy de "falsear" números do orçamento

Publicidade

GUTO GONÇALVES
da Folha Online

Advogados do ex-prefeito Celso Pitta (PTN) exigem perícia técnica dos números apresentados pela prefeita Marta Suplicy (PT) em relação aos gastos, no ano 2000, na área de Educação.

O assessor de comunicação de Pitta, Antenor Braido, afirmou que as informações que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Município obtiveram foram enviadas pela atual administração e estão incorretas.

"Quem fez o balanço sobre os gastos de 2000 foi o PT. Os números apresentados por Marta omitem o valor das obras iniciadas por Celso Pitta. A prefeita incorporou ao seu balancete atual o que o ex-prefeito gastou, isso é ilegal e imoral", disse.

O Ministério Público pediu nesta quinta-feira a abertura de investigação criminal contra Pitta por ele não ter aplicado, em 2000, os 30% do Orçamento Municipal na área de Educação, como determina a Lei Orgânica do Município. De acordo com parecer do TCM (Tribunal de Contas do Município), o ex-prefeito aplicou apenas 16,76% dos recursos na educação. Pitta diz que investiu 23,87%.

Segundo Braido, está incorreto o relatório publicado no "Diário Oficial" na terça-feira com o balancete dos gastos da atual gestão com a Educação no primeiro semestre deste ano. "Marta investiu muito menos do que os 23,02% do orçamento, ela computou os gastos de obras realizadas por Pitta."

Braido questiona também os cálculos feitos por técnicos do TCM. "O tribunal ignorou o que foi pago aos servidores inativos da Educação. Sem esses números, o índice referente aos gastos cai para os 16,76% do Orçamento", afirma.

Mesmo a creche inaugurada hoje pela prefeita Marta Suplicy não escapou da ira do ex-prefeito Celso Pitta contra a petista.

Segundo Antenor Braido, a creche localizada no bairro City Jaraguá, foi construída durante a gestão Celso Pitta e entregue em dezembro de 2000.

Outro lado
O secretário municipal de Educação, Fernando José Almeida, nega que a prefeitura tenha falseado os números apresentados ao TCM e ao Ministério Público sobre os gastos de Celso Pitta com a Educação, em 2000.

Segundo o secretário, o dinheiro destinado ao pagamento das obras realizadas por Pitta foi empenhado, porém retirado no final da gestão do ex-prefeito. "Pitta desempenhou a verba, o dinheiro sumiu. Quando chegamos à secretaria o caixa estava vazio, nós tivemos que pagar as obras", disse Fernando José Almeida.

A secretário admite que a creche inaugurada hoje pela prefeita Marta Suplicy no bairro City Jaraguá foi construída durante a gestão Pitta. "Obras prontas não significam obras pagas. Nós que pagamos a creche", afirmou.

Leia mais

  • Promotoria quer investigação sobre verbas da educação de Pitta

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página