Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2001 - 04h15

Listagem com os telefones de famosos circula pela internet

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Um novo derramamento de telefones de famosos na internet fez com que a privacidade de atrizes, modelos e cantoras fosse invadida. É o segundo vazamento desse tipo em apenas 16 meses.

Há pelo menos 30 dias, circula pela rede uma listagem com nome e dados telefônicos, incluindo celulares, de pessoas como a atriz Malu Mader, a apresentadora Adriane Galisteu e a atriz Cida Marques, por exemplo.

O e-mail com os números particulares fixos e móveis de 20 mulheres famosas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, é apócrifo e chegou à Folha ontem.

Em abril do ano passado, uma listagem com celulares de 65 pessoas circulou do mesmo modo e gerou até inquérito policial. Na época, as atrizes Danielle Winitz e Leila Lopes e a apresentadora Angélica estavam entre as vítimas.

Ontem, a Folha não conseguiu falar em nenhum dos celulares incluídos na lista. Os aparelhos já haviam sido desligados. Pelo menos três deles pertenciam realmente às atrizes relacionadas.

Apenas o telefone fixo de Malu Mader atendeu. A atriz vem recebendo trotes há pelo menos um mês, de acordo com informações obtidas em sua casa.

Segundo o delegado Mauro Marcelo Lima e Silva, especialista em crimes pela internet, o autor da ""brincadeira" não cometeu crime, mas aqueles que se utilizam dos números para passar trotes, fazendo ameaças e perturbando a privacidade das vítimas, podem responder a processos.

A lista anterior chegou a ser investigada pelo delegado, quando ele ainda respondia pela Delegacia de Crimes de Internet da Polícia Civil de São Paulo, mas o autor do e-mail que espalhou os telefones não foi localizado. ""É como tentar encontrar o autor de uma piada, porque todos vão repassando a mensagem e não há como chegar à original", afirmou.

O problema para rastreamento é que o e-mail costuma passar por várias pessoas, impedindo a localização da primeira mensagem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página