Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2001 - 11h28

Deve chover na cidade de São Paulo até sexta-feira

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

A cidade de São Paulo deve ser atingida por uma chuva de fraca a moderada até sexta-feira, o que favorece a dispersão de poluentes. A chuva atingiu a cidade ontem, durou a madrugada e a manhã. Não chovia em São Paulo desde 27 de julho último.

Entre 20h de ontem e 9h de hoje, choveram 12 milímetros, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A quantidade de chuva no inverno _que começou oficialmente em 21 de junho_ está um pouco abaixo do normal. Em agosto, a média é de 40 milímetros.

Em julho, choveram, segundo o Inmet, 41 milímetros, índice dentro da média. Já em junho, choveram apenas 24 milímetros, quando a média seria de 55 milímetros.

Segundo a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet, mesmo que chova forte até o final do inverno, isso não será o suficiente para equilibrar os níveis dos reservatórios. "Estamos acumulando um 'déficit' de chuvas desde o verão", disse.

O inverno na cidade também está marcado este ano pelo calor. Normalmente em julho as temperaturas ficam entre 11°C e 21°C. Este ano, ficaram entre 13°C e 23°C. "Essa anomalia entre 1°C e 2°C já faz muita diferença e a sensação de calor é grande", disse.

O aquecimento ocorreu, principalmente, pela dificuldade da entrada de frentes frias na cidade. "As frentes frias ficaram praticamente bloqueadas e iam direto para o oceano. Algumas chegaram muito fracas, sem provocar chuvas e quedas significativas na temperatura."

Outra possível causa foi o aquecimento das águas do oceano Atlântico.

Para amanhã, a previsão é de tempo nublado com períodos de parcialmente nublado e chuvas isoladas. A mínima deverá ser de 14°C e a máxima, de 22°C. Na sexta-feira, deverão ocorrer chuvas e o céu ficará nublado.

Há ainda a previsão de uma nova frente fria para o dia 28. "Ela deverá chegar com uma intensidade considerável e poderá provocar chuvas."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página