Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 16h43

Prefeitura de Mauá faz cadastramento noturno e diz que água é normal

Publicidade

LÍVIA MARRA
da Folha Online

A análise feita pela Fundação Paulista na água do condomínio Residencial Barão de Mauá não apresenta contaminação. A afirmação é da Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo. O exame havia sido encomendado pela Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e o resultado foi divulgado hoje.

Outros dois exames preliminares _um feito pela Sama e outro, pela Cetesb_ também não apontam contaminação. No entanto, conforme a prefeitura, outras análises ainda serão feitas. A análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz deverá ficar pronta amanhã.

Técnicos da prefeitura de Mauá e do Governo do Estado estão realizando também o monitoramento da atmosfera do condomínio. O objetivo é avaliar a presença de gases tóxicos e o risco de explosividade.

O trabalho, iniciado ontem, está sendo prejudicado pela chuva e consequente umidade do ar.

Na manhã desta quinta-feira foi realizada uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo para discutir a contaminação do terreno e apurar as responsabilidades.

Conforme a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), o subsolo do condomínio está contaminado por 44 substâncias tóxicas, algumas cancerígenas.

Cadastramento
A Prefeitura de Mauá anunciou hoje que o cadastramento dos moradores do condomínio será realizado também durante a noite.

O horário foi ampliado devido a dificuldade de encontrar todos os condôminos durante o dia. Com isso, a partir de hoje, as equipes estarão distribuindo os questionários também entre 18h e 22h.

A previsão inicial era de que o cadastro estivesse concluído até amanhã. No entanto, a prefeitura afirma que se houver necessidade, os questionários serão aplicados também durante o fim de semana.

O questionário é individual e tem como objetivo traçar um perfil do morador, além de saber a quanto tempo reside no local.

Entre terça-feira (21) e ontem, os questionários foram distribuídos para 710 das 1.600 famílias. Segundo a prefeitura, na noite desta quinta-feira, os próprios moradores já iniciaram o trabalho de "censo" noturno.

Conforme a prefeitura, após o levantamento será feito o estudo epidemiológico e avaliada a necessidade de realizar testes e exames nos moradores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página