Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2008 - 11h42

Promotoria apura hipótese de telas do Masp estarem no Leste Europeu

Publicidade

da Folha Online

O promotor de Justiça Roberto Porto, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), afirmou nesta terça-feira que uma das hipóteses sobre o destino das duas telas milionárias furtadas do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) no dia 20 de dezembro do ano passado é o Leste Europeu.

De acordo com Porto, a suspeita surgiu a partir de informações de colecionadores que têm prestado depoimentos no Gaeco. "Não há nada que comprove isso, mas, em outros casos [de furtos de obras], o Leste Europeu foi o destino. Mas é preciso ficar claro que, por enquanto, não há suspeito nem rosto."

Reprodução
À esquerda, "O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso; e à direita "O Lavrador de Café"
À esquerda, "O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso; e à direita "O Lavrador de Café"

O Masp permanece fechado desde o furto. Na ocasião, de acordo com a Polícia Civil, os ladrões usaram um macaco hidráulico e um pé-de-cabra para entrar no prédio e saíram em três minutos. Foram levadas as obras "O Lavrador de Café", de Portinari, e "O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso.

O crime expôs os fatos de o Masp não ter alarme, sensor ou seguro para o acervo, avaliado em mais de US$ 1 bilhão, e de a segurança ser feita por funcionários contratados para serem orientadores de público, ou seja, sem formação em segurança. Só as gravações do circuito interno de segurança captaram imagens da ação dos criminosos.

O museu deve reabrir no dia 11, próxima sexta-feira.

Reforço

Depois do furto, o Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou uma série de reforços no setor, como a implantação de sensores e alarmes, o maior rigor na entrada de visitantes, o aumento da vigilância externa do prédio, com a ajuda da PM (Polícia Militar), e a contratação de uma empresa de segurança terceirizada.

Já a Prefeitura de São Paulo inaugurou cinco câmeras na avenida Paulista (centro de São Paulo), onde fica o Masp, para monitoramento.

Comentários dos leitores
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Lei de Transito x Álcool
Á lei e inconstitucional, não deveria ser aprovada, mais uma vez o cidadão vai pagar á conta.
Henry.
sem opinião
avalie fechar
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
No furto do Masp ano passado foi publicada nesse mesmo veículo reportagem com título semelhante: Furto de obras expõe fragilidade de segurança.
Enfim, temos um pouco mais do mesmo.
Volto a enfatizar que a Imprensa Nacional é suave demais com certos políticos que administram nosso triste, pegagiado e inseguro Estado de São Paulo.
Estou esperando sair uma matéria sobre o salário que se paga a um policial militar, a um Delegado de Polícia Civil em São Paulo e quanto se paga em outros Estados.
A Imprensa tem uma imensa parcela de responsabilidade nesse descaso.
1 opinião
avalie fechar
Parece que o crime está em plena expansão no Brasil. A cada dia vemos um novo tipo de roubo, inesperado e inédito. O roubo de obras de arte começõu a se expandir. Os seguidores dos exemplos de Steve McQueen e Pierce Brosnan estão aumentando, promovendo o país ao primeiro mundo da sofisticação criminosa. Parece que não é bem nessa promoção que o governo estava pensando! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (70)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página