Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2006 - 00h00

Bombeiros buscam avião desaparecido em serra do Rio

Publicidade

da Folha Online

Equipes do Corpo de Bombeiros ainda tentavam à 0h deste sábado chegar à estrada do Rio Mole, no bairro de Boa Esperança, divisa entre Saquarema e Rio Bonito (80 km do Rio), onde teria caído um avião da empresa Team com 19 pessoas a bordo, na noite de sexta-feira (31).

Por tratar-se de uma serra, o local é de difícil acesso. Participam das buscas quartéis dos bombeiros de cinco cidades e um da PM (Polícia Militar). Eles são ajudados por moradores da região. As buscas aéreas foram suspensas à 0h por falta de visibilidade. Elas devem ser retomadas pela manhã.

O vôo 6865 decolou às 17h19 de sexta de Macaé (RJ) com destino ao aeroporto Santos Dumont (centro do Rio) levando dois tripulantes e 17 passageiros, segundo transportadora aérea Team.

O avião, de prefixo PT FSE, é um bimotor turboélice modelo LET-410. Ele sumiu dos radares de controle da Infraero --administradora do Santos Dumont-- e foi dado como desaparecido apenas minutos após a decolagem, às 17h35. Ele devia ter chegado ao aeroporto do Rio às 18h02.

O LET-410 é tido como de última geração, sendo de fabricação da Letecke Zavody, com sede na cidade de Kunovice, na República Tcheca. É definido com um avião asa alta, com duas janelas por cada fileira, o que amplia a visão da paisagem.

Cada aeronave custa cerca de US$ 2 milhões, tendo sido entregues mais de 1.100 unidades, sendo cerca de 300 operando na América do Sul, Central e no Caribe.

Empresa

A Team, proprietária do avião, faz vôos ligando o Rio a Macaé, Búzios, Angra dos Reis e Ribeirão Preto, Vitória e São José dos Campos, com passagens em torno de R$ 400 para a região dos Lagos do Rio.

A empresa é presidida pelo comandante Mario Moreira, ex-integrante da FAB. Foi criada em 2001 para atender a passageiros ligados, direta ou indiretamente, à extração de petróleo e gás, a partir de Macaé. Transporta anualmente cerca de 30 mil passageiros, com uma taxa de ocupação de 80% dos vôos. Toda a frota da companhia é constituída por aviões LET-410.

Acidentes

Foi o segundo acidente de avião no Rio em menos de 30 dias. No dia 28 de fevereiro, um monomotor Cessna-170 caiu a cerca de um quilômetro da praia de Copacabana, quando fazia propaganda dos Jogos Pan-Americanos de 2007 na orla marítima.

O piloto Rubens Bigano Filho foi resgatado pelos bombeiros e tinha ferimentos no rosto, nos braços e nas pernas. O Cessna 170, prefixo PT-BVF, sobrevoava a orla junto com outro monomotor.

Com Folha de S.Paulo, no Rio

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página