Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2008 - 08h39

Motoboys prometem protesto hoje no centro de São Paulo

Publicidade

RICARDO SANGIOVANNI
colaboração para a Folha de S.Paulo

Um protesto de motoboys contra o selo obrigatório do Inmetro nos capacetes está marcado para hoje, a partir das 9h, no centro de São Paulo.

A manifestação deve sair do Pátio do Colégio e alcançar a av. Paulista, na altura da alameda Ministro Rocha de Azevedo, no fim da manhã, segundo prometem os organizadores.

O motorista que circular pela região nesse período deve enfrentar transtornos no trânsito.

A AMM (Associação dos Mensageiros Motociclistas de São Paulo) é a líder do ato. Ela já comandou o primeiro protesto da categoria neste ano, na segunda semana de janeiro --no mesmo dia, outros 50 motoqueiros, não mais liderados pela entidade, aproveitaram para bloquear a marginal Pinheiros, provocando congestionamentos de 14 km.

Após uma semana, outra manifestação reuniu 700 motoboys em frente à prefeitura.

O alvo do protesto de hoje é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que, segundo a AMM, não cumpriu com um acordo de adiar para junho a exigência do selo do Inmetro nos capacetes. O Denatran diz que analisa a sugestão, mas nega já ter firmado o adiamento.

A regra entrou em vigor em janeiro, conforme a resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito, e prevê multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira para os infratores.

O presidente da AMM, Ernane Pastore, diz que foram distribuídos 80 mil panfletos (em São Paulo, são cerca de 150 mil motoboys), mas não arriscou prever quantos participarão do evento hoje. "Nunca temos intenção de parar o trânsito. Peço até que tenha menos polícia."

As assessorias da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego afirmam que não há esquema especial para acompanhar a manifestação, mas que estarão de prontidão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página