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19/09/2001 - 03h57

Fabricante admite indício de falha em motor de Fokker 100

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da Folha de S.Paulo

A Rolls-Royce, fabricante da turbina do Fokker 100 da TAM, admite haver indícios de que ocorreu falha no motor da aeronave que sofreu um acidente no último sábado. "A informação que nós temos é exatamente a mesma do Departamento de Aviação Civil (DAC). Não temos nada a contestar nem a acrescentar sobre os dados que foram divulgados", disse Wolfgang Schulze, responsável pelo departamento de qualidade da Rolls-Royce.

Anteontem, uma nota divulgada pelo DAC informava ter sido constatada falha no motor direito, causando despressurização e rompimento da fuselagem. A passageira Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48, morreu.

O coronel Antonio Junqueira, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), diz ter certeza de que a falha foi nas palhetas da hélice da turbina, que teriam se desprendido em direção contrária à do vento, atingindo a fuselagem.

Técnicos do DAC encontraram pedaços de palhetas dentro do avião. "A dúvida que permanece é por que houve esse problema. Pela minha experiência, acho que as palhetas podem ter sido atingidas por fatores externos, como aves, ou ter havido algum problema de fabricação, que levaria a fadiga interna. Não acredito em problema de manutenção", disse Junqueira.

O representante da Rolls-Royce, porém, diz que ainda não há detalhes suficientes para chegar a essas constatações.

O professor de manutenção de aviões da USP de São Carlos Manoel Galhart diz que a hipótese de as palhetas se desprenderem e atingirem a fuselagem indica "um tremendo azar", mas não seria impossível ela acontecer.

O CTA (Centro Técnico Aeroespacial) da Aeronáutica divulgou nota ontem negando que já tenha decidido impor alterações nos Fokker 100. No dia anterior, em entrevista à Rede Globo, José Carlos Argolo, diretor do órgão, disse que "seguramente" esse modelo teria que ser modificado. Segundo o comunicado, uma decisão como essa só será tomada após o fim das investigações.

Troca de avião
Ontem à noite, os 86 passageiros do vôo 3159, que sairia do Galeão, no Rio, com destino a Congonhas, em São Paulo, tiveram que deixar o Fokker-100 e passar para outro avião do mesmo modelo.

Segundo a assessoria de imprensa da TAM, durante a segunda checagem, de rotina, realizada pelo piloto quando os passageiros embarcam, foi detectado um problema na parte hidráulica.
 

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