Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2000 - 19h59

Tremor de terra no Ceará atinge 4,2 pontos na Escala Richter

Publicidade

KAMILA FERNANDES, da Agência Folha, em Fortaleza

Um tremor de terra assustou os moradores da região da Grande Fortaleza na madrugada desta terça-feira (04). Segundo o observatório sismológico da UnB (Universidade de Brasília), o sismo atingiu 4,2 da Escala Richter, que chega a 9.

O centro do tremor teria sido entre as cidades de Cascavel e Beberibe, no litoral leste cearense. Lá, alguns habitantes dos municípios chegaram a acordar ao perceber os objetos em casa balançarem. Não houve estragos.

"Eu escutei uma panela cair. Na hora, pensei até que fosse o gato ou o vento. Só de manhã eu fiquei sabendo que era um tremor", disse a dona-de-casa Solange do Nascimento, moradora de Cascavel.

Segundo o chefe do observatório sismológico da UnB, Lucas Barros, em alguns locais do Ceará existem falhas geológicas que propiciam acomodações de terra como a que aconteceu na madrugada de hoje, provocando os tremores.

"Este não foi o primeiro sismo e, provavelmente, não será o último", disse Barros. Em 1980, houve o tremor mais forte no Estado, que chegou a 5,2 da Escala Richter.

Até pela incidência de tremores, o observatório de Brasília mantém três observatórios no Ceará _ um deles em Cascavel_, com o apoio da Defesa Civil do Estado. Todo o acompanhamento dos tremores ainda é feito diretamente no Distrito Federal, por falta de pessoal.


Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página