Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2001 - 21h57

Aparecida deve receber 160 mil fiéis no Dia da Padroeira

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida espera receber amanhã cerca de 160 mil pessoas nas celebrações ligadas ao Dia da Padroeira.

Além das missas e da queima de fogos, este ano o evento contará com a participação de personalidades relacionadas à novela "A Padroeira", da Rede Globo de Televisão.

Até o próximo domingo, a expectativa da basílica é que cerca de 400 mil romeiros visitem Aparecida (cidade localizada a 167 km de São Paulo).

A estimativa de público é 53,8% maior que o movimento registrado no ano passado, quando cerca de 260 mil romeiros estiveram na cidade.

A programação de hoje começa com uma queima de fogos, às 5h, no pátio da basílica.

A missa solene, que será celebrada por d. Alfio Rapisarda, que é núncio apostólico no Brasil (representante do papa João Paulo 2º), está marcada para acontecer a partir das 10h.

Estarão presentes na celebração, segundo a assessoria de imprensa da basílica, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ministro dos Esportes e Turismo, Carlos Melles.

A cantora Joana fará uma participação especial na missa. Ela cantará uma de suas músicas, que também é tema da novela "A Padroeira".

O ator Norton Nascimento, que interpreta um escravo na novela, também estará presente.

Após a celebração, o cardeal-arcebispo de Aparecida, d. Aloísio Lorscheider, concederá uma entrevista coletiva ao lado dos artistas e do diretor da novela global, Walcyr Carrasco.

A igreja chegou a criticar a Rede Globo este ano, quando foi anunciada a trama, mas voltou atrás após as primeiras semanas de exibição da novela.

Às 16h, acontece a última missa do dia, que será seguida de uma procissão com saída do Santuário Nacional, seguindo pela travessa 17 de dezembro, praça Nossa Senhora Aparecida (Basílica Velha), rua Monte Carmelo e rua Anchieta. Depois, a procissão retorna à basílica.

Um show pirotécnico, às 21h, encerra a programação.

Segurança
A Polícia Militar vai dobrar o número de homens para garantir a segurança amanhã. Serão 490 homens, contra apenas 240 que trabalharam na festa de 2000.

O reforço ficará por conta de 250 alunos da academia da Polícia Militar do Estado de São Paulo e um helicóptero do Grupo de Patrulhamento Aéreo de São Paulo, que apoiará a ação.

Também serão utilizados 50 carros da PM, 13 carros da academia e sete motocicletas.

Segundo o major Airton Ribeiro da Costa, comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar de Lorena, o esquema de segurança este ano não vai priorizar apenas o Santuário, mas toda a cidade.

"Vamos realizar rondas em todo o pátio da basílica, na passarela, na feira e nos bairros periféricos", disse.

Além disso, de acordo com ele, o policiamento será realizado até domingo, sempre das 6h às 18h.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página