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Trabalhadores tentam estabilizar obra na zona leste de SP; veja opções de trânsito
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da Folha Online
O tombamento de parte da estrutura das obras do Expresso Tiradentes sobre o viaduto Grande São Paulo, na Vila Prudente (zona leste de São Paulo), prejudica o trânsito na região nesta terça-feira. A queda ocorreu no final da noite de ontem e na tarde de hoje trabalhadores ainda tentam estabilizar a plataforma, que pendeu para um dos lados, sustentada por um pilar central.
Apu Gomes/Folha Imagem |
Parte da obra do Expresso Tiradentes cede e tomba sobre o viaduto Grande São Paulo, na região da Vila Prudente, zona leste de SP |
Dois guindastes trabalham para sustentar a estrutura. A expectativa é de que a obra seja estabilizada até o final da tarde e, com isso, o viaduto seja reaberto ao tráfego.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) visitou o local e afirmou que aguarda um relatório preliminar sobre o acidente. Segundo ele, os responsáveis pela obra poderão ser punidos, caso as análises apontem irregularidades.
Rodolfo Mantuano, diretor da Carioca Engenharia, que com a Andrade Gutierrez integra o consórcio responsável pelo ramal Vila Prudente do Expresso Tiradentes, informou que um laudo sobre as causas do acidente deverá ficar pronto em 30 dias.
A queda da obra não deixou vítimas. Segundo Pedro Evangelista, diretor de infra-estrutura da SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade), a plataforma inclinou lentamente, permitindo que os operários deixassem o local. Ela tem aproximadamente 64 metros de comprimento e integra um trecho parte de 2,8 km do expresso.
Trânsito
De acordo com Eduardo Macabelli, superintendente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o motorista deve evitar a rua das Juntas Provisórias e as avenidas Salim Farah Maluf e Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.
Além do viaduto Grande São Paulo, a pista sentido bairro da avenida do Estado também foi interditada entre a rua Henrique Soares e o viaduto Grande São Paulo. Os bloqueios afetam o trânsito e causam reflexos nas zonas sul e leste.
Alternativas
Veja alternativas de trânsito na região do acidente, segundo a CET:
- os veículos que trafegam pela avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello, sentido centro, podem seguir à direita pela rua Maria Daffré, à esquerda na rua Capitão Pacheco e Chaves, viaduto Capitão Pacheco e Chaves e virar à direita na avenida do Estado, retornando ao trajeto original;
- os veículos que trafegam no sentido bairro deverão seguir até a rua Dom Lucas Obes, viaduto Gazeta do Ipiranga, à direita no viaduto Pacheco e Chaves e à direita na rua Dianópolis.
Veja alternativas de acesso às rodovias, de acordo com a CET:
- os veículos vindos das rodovias Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias com destino ao complexo Anchieta-Imigrantes têm como opção a saída pela avenida Aricanduva em direção ao ABC, acessando as rodovias naquela região; outra opção é seguir pela marginal Tietê e pela marginal Pinheiros até o acesso à avenida Bandeirantes.
- os veículos vindos da via Anchieta com destino às rodovias Dutra, Ayrton Senna ou Fernão Dias podem acessar a avenida Presidente Tancredo Neves, pelo complexo Escola de Engenharia Mackenzie, complexo viário Maria Maluf, avenida Abraão de Moraes, avenida Ricardo Jafet, avenida Teresa Cristina e avenida do Estado. Outra opção é, partir do complexo Maria Maluf, seguir pela avenida dos Bandeirantes e pelas marginais Pinheiros e Tietê.
Expresso
O Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila, é um corredor de ônibus elevado com 31,8 km de extensão que, quando concluído, ligará Cidade Tiradentes, no extremo leste, ao Parque Dom Pedro 2º, no centro. Hoje, está em funcionamento o trecho que liga o Parque Dom Pedro 2º ao Sacomã, na zona sul. O sistema de transporte começou a operar pela primeira vez em março do ano passado.
Projetado em 1997 pelo ex-prefeito Celso Pitta, o Fura-Fila foi renomeado de Paulistão, em 2001, e teve o projeto modificado pela prefeita sucessora, Marta Suplicy. Em 2005, o esqueleto de concreto que passava por cima da avenida do Estado recebeu o nome de Expresso Tiradentes.
Arte/Folha Online | ||
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alias estes engenheiros deveriam assistir um pouco de discovery chanel o mês todo passa programas sobre mega construções talvez eles aprendão a construir pelo menos uma cerca de madeira ou um monte de caixão para enterrar as vitimas desta barbeiragem.
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Os nomes populares pegam mais!
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