Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2008 - 12h32

Maioria dos brasileiros responsabiliza população e Estado por dengue, mostra pesquisa

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Com o avanço do surto de dengue no Rio de Janeiro nos últimos meses, a maioria dos brasileiros tem acompanhado ou ouviu falar no tema de acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa mostra que, em abril, 97,7% dos entrevistados têm conhecimento do assunto, enquanto em fevereiro deste ano o percentual era de 93,4%. Segundo a pesquisa, somente 2,4% dos entrevistados não ouviram falar no surto, ou não quiseram responder à pergunta.

A pesquisa também mostra que a maioria dos brasileiros atribui a responsabilidade pelo surto da dengue à própria população e ao Estado. No total, 43,2% dos entrevistados consideram que o avanço da doença é conseqüência da falta de atuação de todos, enquanto outros 32,7% consideram que os moradores das cidades atingidas devem ser responsabilizados.

Apenas 7,7% atribuem a responsabilidade às prefeituras, enquanto 7,6% ao Ministério da Saúde, 4,3% aos governos estaduais e 2,8% a fatores naturais. Outros 1,6% dos entrevistados não responderam.

Entre os votos válidos, 43,2% dos entrevistados atribuíram a responsabilidade a "todos nós" (população e Estado), enquanto 32,7% aos moradores. As prefeituras aparecem com 7,7% da responsabilidade, seguida pelo Ministério da Saúde, com 7,6%; os governos estaduais, com 4,3%; e os fatores naturais, com 2,8%.

"A grande atribuição está em cima da própria sociedade civil, o que aumenta a responsabilidade da própria população", disse o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Mortes

O Estado do Rio vive a epidemia de dengue que causou mais mortes desde 1986, quando o Ministério da Saúde voltou a notificar a doença.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 92 mortes pela doença desde janeiro, 55 delas na cidade do Rio. Em 2002, no maior surto já registrado no Estado, foram 91 mortes e 288.245 notificações.

Limpeza

A pesquisa CNT/Sensus também mostra que, apesar da epidemia de dengue no Rio, a maioria dos brasileiros (53,1%) considera os seus municípios limpos e bem cuidados. Outros 43,3% avaliam as cidades como sujas e mal cuidadas, enquanto 3,7% não responderam. A responsabilidade pelas sujeiras nas cidades é atribuída por 67,6% dos entrevistados à falta de educação do povo, seguida pela falta de ação da administração pública (20%) e pela falta de lixeiras nas ruas (9,1%).

Entre os entrevistados, 64% afirmaram não ter o hábito de jogar lixo nas ruas, enquanto 35,3% admitiram que jogam "com freqüência" ou "de vez em quando". A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Comentários dos leitores
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
O Que esta derrubando o governo no PSDB nas pesquisas? É que vendo o estado que se encontra São Paulo volta a lembrança do povo brasileiro o como se encontrava o Brasil ao final da gestão deste grupo politico . Vendo a situação de impotencia e abandono no qual se encontra familias nos bairros inundados a mais de 40 dias volta a lembrança a frieza deste grupo politico diante do sofrimento dos mais pobres. Parece que o psdb não gosta mesmo de gente pobre, não se vê um vereador, um deputado, o governador e o prefeito quando fala ainda por cima culpa o proprio povo, Deus, efeito estufa e o povo continua debaixo dagua e o problema daquela gente não se resolve.É isso que esta derrubando o partido nas pesquisas, ou alguem duvida disso? Governante pra dar somente pesames, não precisa sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Na idade média ja se construia Barragem pelo conhecimento que os rios se não contidos em certas epocas do ano inundam as cidades. Essa de culpar escesso de chuvas, efeito estufa ou a população é algo que nos paulistas merecemos ouvir. Com aceitação deste fatalismo, nos finais de ano, a partir de agora, saimos da cidade e deixamos a agua tomar conta, pois o efeito estufa é algo que veio pra ficar. SP uma cidade que esta feia e uma cidade triste. sem opinião
avalie fechar
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
Há muito tempo venho afirmando que a dengue somente seria bem controlada se os proprietários de imóveis com focos do mosquito fossem multados. Infelizmente os brasileiros são assim, só mudam comportamentos quando mexem no bolso ( lembram-se do cinto de segurança? Só passou a ser usado efetivamente quando houve multa).
Essa epidemia já está aí há mais de 25 anos, está mais do que na hora de responsabilizar quem não faz a sua parte!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página