Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2008 - 05h48

Litoral de SC e RS têm chuva fraca antes da passagem de ciclone extratropical

Publicidade

da Folha Online

Somente uma chuva fraca atingiu parte do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira após os alertas da chegada de um ciclone extratropical ao país. A Defesa Civil dos dois Estados e o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) mantêm alertas para o fenômeno.

O ciclone extratropical deverá atingir o oeste de Santa Catarina, Grande Florianópolis e as regiões nordeste, leste e sudeste do Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira (4). O fenômeno deve provocar ventos médios entre 50 km/h e 70 km/h e rajadas entre 90 km/h e 110 km/h.

A Defesa Civil de Santa Cataria informou que até as 5h não recebeu nenhuma ligação de danos relacionados ao ciclone. A chuva que atinge parte do litoral do Estado é fraca.

Apesar da intensidade, o ciclone deverá ir rapidamente para alto mar, se afastando do continente já na quarta-feira (4).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ressalta que este tipo de ciclone é comum na região sul. Em maio, um fenômeno semelhante afetou cerca de 280 mil pessoas no RS. Duas pessoas morreram.

Ao menos 91 mil ficaram sem energia elétrica e vários municípios decretaram estado de calamidade por causa de enchentes e inundações provocadas pela passagem do ciclone.

Em SC, ao menos 31 municípios relataram prejuízos.

Chuvas

A Sedec enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, áreas de instabilidade deverão provocar pancadas de chuva em São Paulo e no sul e leste de Mato Grosso do Sul.

A Sedec alerta para o risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h, principalmente no oeste, centro e sul do Estado de São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página