Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2001 - 21h16

Anvisa propõe bulas de remédio mais claras para o consumidor

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

As bulas de remédio passarão a ser mais claras para o consumidor a partir do ano que vem. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou em consulta pública proposta de resolução para mudar o conteúdo das bulas.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União de hoje e está disponível na página da Anvisa na internet (www.anvisa.gov.br). A consulta terá duração de 30 dias. A previsão é que o texto definitivo seja publicado no início de janeiro.

Pela proposta, os laboratórios serão obrigados a preparar dois tipos de bulas: uma voltada para o consumidor, com texto claro, sintético e atualizado, e outra destinada aos médicos.

As bulas dos médicos serão reunidas em um compêndio a ser feito pela Anvisa e distribuído aos profissionais de saúde. Nesse tipo de bula, deverão constar todos os dados técnicos e científicos dos medicamentos.

Já a bula dos consumidores não trará posologia (instruções de uso) para desestimular a automedicação no país.

Na avaliação da Anvisa, as bulas existentes atualmente omitem informações sobre efeitos colaterais, exageram nos dados sobre os benefícios dos medicamentos e são desatualizadas.

A partir da data de publicação da resolução, os laboratórios terão um prazo de 180 dias para encaminhar à agência as novas bulas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página