Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2001 - 17h19

Febre reumática pode causar problemas ao coração

Publicidade

da Folha Online

A febre reumática ou o reumatismo no sangue atinge principalmente os indivíduos dos quatro aos vinte anos provocando dores nas grandes articulações.

A bactéria estreptococo é a responsável pela doença que tem como característica as repetitivas inflamações de garganta. A médica reumatologista, Tânia Maria Leite de Oliveira, do Hospital das Forças Armadas (HFA) alertou que se não tratada a febre reumática pode trazer problemas para a válvula mitral do coração.

Tânia explica que, os pais devem está atentos para inflamações de garganta seguida de dores nas articulações. Principalmente, nas pernas, tornozelos, quadril e ombros. A febre reumática começa com um simples dor de garganta e depois de 24 horas os anticorpos criados pelo indivíduo para combater a bactéria também reagem nas articulações.

Segundo Tânia, os pais não devem ter medo da artrite, que não provoca deformações físicas nas crianças, mas sim do não tratamento da doença, pois os anticorpos criados pelo próprio corpo humano pode provocar lesões e alargamento dos músculos do coração.

A maior preocupação para Tânia está em realizar um diagnóstico preciso da causa das dores de garganta, pois atualmente, a penicilina que é utilizada na profilaxia da bactéria, acaba por ser utilizado em todo e qualquer tipo de inflamação de garganta e dor. Dessa forma, o paciente que usa indevidamente a penicilina acaba criando resistência a outras doenças. As informações são da Agência Brasil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página